Blog da UNQ

5 dicas de como utilizar o Panamá como alternativa nas importações

Por: Renato Barata Gomes – Diretor da UNQ Import Export – renato.barata@unq.com.br. 

 A República do Panamá é um país pequeno, mas estratégico para o comércio exterior, principalmente na logística internacional devido ao Canal do Panamá, canal que liga os oceanos Atlântico e Pacífico reduzindo muito o tempo e custo de diversas rotas marítimas internacionais, tornando o desenvolvimento do comércio global, um passo natural para o país. A coluna de hoje traz algumas dicas de como utilizar o Panamá como alternativa nas importações.

canal panamá importação brasil brasileiros produtos renato barata gomes coluna a tribuna trading unq comex comércio exterior blog o mundo dos negócios sc criciúma

Foto: Reprodução.

Dica 1: Redução de custos gerados pelo Canal do Panamá

O Canal do Panamá tem uma grande importância no transporte marítimo global. Ele reduz a distância de rotas internacionais importantes, como a costa leste e oeste norte-americana, Ásia com o leste americano, Europa com o oeste americano, países sul americanos banhados pelo pacífico com a costa leste dos países em todo o continente americano. Pela quantidade de rotas direcionadas ao Canal do Panamá, é natural que existam custos logísticos competitivos de produtos que transitem pelo país, o que torna o Panamá um dos principais hubs logísticos de transbordo de cargas no mundo.

Dica 2: Zona Libre de Colón é um grande condomínio de distribuição internacional

Devido ao fluxo de cargas internacionais pelo Panamá, o governo federal criou nas proximidades do canal, uma grande zona franca, voltada para a exportação de produtos. O local é chamado de Zona Libre de Colón e ali se instalaram diversas empresas com foco na importação de diversos produtos e oriundos de praticamente todos os países do globo, para posterior exportação principalmente aos países do continente Americano. Os baixos impostos na importação e a isenção de impostos da exportação tornam as distribuidoras presentes na Zona Libre, opções competitivas no comércio internacional.

Dica 3: Importação de produtos a pronta entrega

Como as distribuidoras do Panamá, possuem áreas extensas de armazenagem, eles oferecem produtos a pronta entrega. Os clientes visitam as lojas, escolhem os produtos disponíveis em estoque e o pedido é automaticamente reservado no sistema.

Dica 4: Importação de produtos diversos e pouca quantidade por item

Uma das maiores preocupações, principalmente de pequenas e médias empresas, quando iniciam um programa de importação, é o receio da necessidade de compra de uma quantidade alta de um mesmo item, gerando um alto custo de estoque e espaço físico para armazenagem. As distribuidoras na Zona Libre normalmente permitem a compra com baixa quantidade mínima, possibilitando que o cliente importe muitos itens diferentes com pouca quantidade por item, reduzindo o estoque de produtos.

Dica 5: Viagem rápida para realização de compras

As viagens internacionais, principalmente as viagens à Ásia são bastante longas e normalmente empresários acabam tendo que ficar bastante tempo no destino para que a viagem valha a pena. A viagem ao Panamá, pelo contrário, é rápida pois existem voos diretos do Brasil de 7 horas de duração. Logo, é completamente plausível uma viagem de 3 dias ao Panamá, fazendo com que os empresários não precisem se ausentar por muitos dias de suas companhias.

Texto originalmente publicado no jornal A Tribuna, de 12/04/2017, Criciúma-SC. 

O autor

UNQ

UNQ Import Export

UNQ Import Export

Faça um comentário!

Comentários