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Entrevista com Alfredo Ziegler, Diretor-Presidente do Porto de Imbituba

Em entrevista para o blog da UNQ, o diretor presidente SCPar Porto de Imbituba, Alfredo Ziegler, falou sobre o desafio de gerir o Porto de Imbituba e o que esperar do porto em 2019. Confira a entrevista completa abaixo:

Esta nova gestão do Porto de Imbituba certamente é um grande desafio. Quais os principais deles na sua visão?

Gerir o Porto de Imbituba é mister desafiador e que provoca sentimento de motivação sublime a nós que aportamos aqui no início deste ano. Dentre tantos projetos em andamento, considera-se de vital importância para a manutenção dos resultados crescentes deste Porto Organizado a finalização do processo de revisão da Poligonal junto à SNP, realização de novos arrendamentos via processo licitatório, conforme Portaria 574 do MTPA (Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil), e manutenção da infraestrutura portuária (cais de atracação, profundidade dos berços, etc.) contemplando o modelo Landlord de Gestão positivado pela Lei 12.815/2013.      

Desde o primeiro dia de trabalho, há ações especiais de integração dos departamentos para integrar e entender as especiais demandas. Como está este processo? Como foi a transição da gestão passada para esta iniciada em 2019?

O processo de imersão continua. Hoje a integração entre os departamentos está sendo realizada e estimulada. Tivemos a preocupação de conhecer todos os setores, os quais puderam descrever suas respectivas matrizes SWOT e realizar uma apresentação de seus trabalhos. Desta maneira, tivemos a oportunidade de entender melhor a equipe de colaboradores, apresentando-nos a eles e identificando suas peculiaridades. Também estamos trabalhando fortemente na troca de know-how entre os setores internos e, inclusive, com outros órgãos em nível estadual. O resultado tem sido muito satisfatório, e tem se mostrado na revisão dos processos internos, no fortalecimento da transparência da empresa e no estabelecimento de novas rotinas criadas a partir de um movimento dialógico de análise interssetorial.

A transição de gestões aconteceu dentro do esperado. O fato de o atual governo ter montado equipes de transição para avaliar os novos focos de trabalho nos ajudou a começar nossas atividades com o pé direito.

Há algum tempo, a região e o Estado espera que o Porto de Imbituba forneça condições de recebimento e escoamento das principais origens e destinos. No final do ano passado, a rota da Ásia conquistada em agosto voltou para o Porto de Rio Grande. Como o senhor vê esta situação?

A alternância de linhas de um para outro porto é inerente à atividade portuária. Armadores e afretadores são quem determinam de onde saem e chegam suas embarcações e mercadorias. Ter a linha da Ásia retornando para o Porto de Rio Grande não foi uma notícia que nos agradou, nem tão pouco uma que nos tirou o sono. Estamos trabalhando firme para conquistar novas linhas de longo curso e cabotagem. Estamos crentes de que o Porto de Imbituba tem enorme potencial e vamos explorar esse potencial ao máximo, dentro da legalidade.  

Há expectativas de desenvolvimento de novas rotas de longo curso a curto prazo?

Sempre há expectativa de desenvolvimento de novas rotas. Estamos focados em atrair novas linhas e isso se torna uma realidade quando fazemos o trabalho que nos compete. E acredite: estamos fazendo nossa lição de casa!

O que os empresários catarinenses podem esperar do Porto de Imbituba para 2019?

Os empresários catarinenses, brasileiros e estrangeiros podem esperar um Porto de Imbituba competitivo e sempre aberto ao diálogo. Não mediremos esforços para buscar novos parceiros, tanto nacionais quanto internacionais. Com a volta da confiança do mercado; melhoria da economia brasileira; retomada dos investimentos por parte do Governo Federal e a nova política de desenvolvimento do Governo de Santa Catarina, temos a plena convicção que o Porto de Imbituba será referência, adotando políticas de desenvolvimento (em especial econômicas e ambientais) que vão em consonância ao que nossos parceiros esperam.

Nossa postura será de trabalho árduo na melhoria das condições operacionais e de abertura do porto para o mercado, com base em princípios como a legalidade e a transparência. Nesse contexto, nossa projeção é de aumento do volume de cargas movimentadas em relação ao ano de 2018, que já superou a marca de 5 milhões de toneladas. Uma gestão técnica e comprometida com a evolução regional fará com que o Porto de Imbituba esteja entre os portos que mais crescem no país. Agilidade, legalidade e excelência na prestação do serviço portuário. É isso que todos podem esperar do Porto de Imbituba em 2019.    

O autor

redação UNQ

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Comentários

  1. Tenho certeza de que a legalidade, a manutencao e melhoria da infraestrutura, a busca pela modernização e a conquista de novos parceiros são objetivos que serão alcançados pela nova gestão.
    Desejo sucesso ao novo Diretor-Presidente e a toda a excelente equipe.