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Como encontrar bons fornecedores na China

Na infância da minha geração, quando recebíamos produtos made in Taiwan, sabíamos que a validade dos brinquedos não seria lá grandes coisas. Esta velha máxima, no entanto, de que produtos chineses não tem qualidade adequada, já não existe mais.  Podemos encontrar produtos melhores que os brasileiros e fornecedores com mais credibilidade, inclusive. Claro que, como no Brasil, existem empresas ruins. O diferencial está em saber encontrar bons fornecedores na China.

Abaixo, listo algumas etapas para isso, sempre me colocando à disposição para ajudar neste processo complexo (marcelo.raupp@unq.com.br).

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  1. Pesquisa: a internet possibilita o primeiro contato com o fornecedor Chinês. Alguns sites especializados como o Alibaba e o Made-in-China são bons exemplos. Como o crescimento desses portais está diretamente vinculado ao êxito do comprador, há uma grande preocupação de manter apenas bons fornecedores à disposição.
  2. Videoconferência: depois de conhecer as possibilidades por email, é fundamental fazer um contato mais pessoal. Solicite uma imagem em tempo real da fábrica ou do show room via Skype com uma apresentação formal do espaço e outros aspectos que favoreçam o desenvolvimento da confiança.
  3. Feira no Brasil: muitas feiras no Brasil têm contado com a presença constante de empresas chinesas. É um bom início para encontrar potenciais fornecedores, mas certamente bem restrito se compararmos com as possibilidades.
  4. Feira Internacional e visita na fábrica: visitar o país de origem é sempre uma grande vantagem, principalmente pela concentração de potenciais fornecedores no mesmo local. Se conseguir uma feira específica do negócio, melhor. Caso contrário a Canton Fair é sempre uma boa pedida. O contato antecipado possibilitará uma preparação maior quanto ao calendário e também a disponibilização de amostras. Por fim, a visita à fábrica será interessante para certificar as possibilidades e entender também aonde a empresa pode chegar dentro das expectativas.
  5. Recebimento de amostras: o baixo custo é sempre muito tentador. Se colocá-lo em primeiro lugar, no entanto, pode ter problema natural de qualidade. Por isso, é importante solicitar um padrão de qualidade e explicar que a amostra será referência para comparar quando receber o pedido final.
  6. Inspeção de qualidade: como o relacionamento é inicial, uma boa alternativa para garantir o primeiro recebimento de acordo é a contratação de uma empresa para fazer a inspeção na origem. Depois, com o desenvolvimento da relação, é normal que a confiança permita outras formas de trabalho, inclusive melhores preços e formas de pagamento a prazo.

Além disso, negocie! A cultura chinesa interpreta como fraqueza aquele que aceita sem questionar. Sempre com ênfase na qualidade! Além de preços, tente negociar penalizações, caso o combinado não seja cumprido. Para negociações, no entanto, trarei mais detalhes em um post específico da pauta.

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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