Cinco benefícios das feiras de negócios no comércio internacional
Por: Renato Barata Gomes, empresário e consultor em negócios internacionais – renato.barata@unq.com.br
As feiras de negócios, muitas vezes, geram opiniões divergentes com relação aos reais benefícios das mesmas. Muitas empresas alegam que não participam de feiras pois as mesmas têm um custo elevado, e acabam sendo realizadas com o intuito de demonstrar tendências, mas não geram os resultados comerciais esperados. Nos negócios internacionais, as feiras comerciais têm grande importância, mas precisam ser trabalhadas com muito planejamento para que tragam resultados efetivos para as empresas. Por isso, a coluna de hoje traz benefícios das feiras de negócios no comércio internacional:
1 – Concentração de potenciais clientes em um mesmo local
Dentre os maiores investimentos comerciais nos negócios internacionais estão os relacionados às viagens internacionais. Desta forma, é preciso planejar bem as viagens para que os resultados sejam maximizados. Neste sentido, a feira de negócios auxilia a área comercial a concentrar a prospecção de clientes realizando uma única viagem. Durante a Expo Revestir 2017, por exemplo, estiveram presentes empresas de todos os continentes, reduzindo o custo logístico de desenvolvimento de clientes para as companhias brasileiras.
2 – Programas setoriais auxiliam a reduzir custos na participação de feiras
No Brasil, o governo tem interesse em desenvolver as exportações de nossas empresas. Assim, são desenvolvidos programas de suporte ao fomento de negócios. Um destes programas é o chamado Programa Comprador Internacional, onde empresas brasileiras convidam compradores internacionais a participar de feiras brasileiras com custos subsidiados pelo governo. É uma forma de trazer estrangeiros ao Brasil, reduzindo o investimento em viagens internacionais dos empresários brasileiros.
3 – Estande compartilhado em feiras internacionais
Agências de fomento à exportação, auxiliam empresas no Brasil a participarem em feiras de negócios no exterior através da disponibilização de um estande compartilhado “Made in Brazil”. Este tipo de projeto permite a realização de feiras internacionais proporcionando ao empresário a exposição global de forma profissional com custos reduzidos. Este tipo de projeto também ajuda muito no desenvolvimento de um networking internacional.
4 – Rodadas de negócios
Um outro projeto interessante realizado durante as feiras de negócios, principalmente as realizadas no exterior, são as rodadas de negócios. Neste tipo de evento, o governo brasileiro ou agências de fomento à exportação, auxiliam empresas brasileiras na prospecção de clientes internacionais, através do matchmaking, isto é, buscam adequar o perfil do exportador brasileiro com o perfil do comprador internacional, maximizando as chances de sucesso nas negociações.
5 – Missões internacionais durante feiras de negócios
A realização de missões internacionais durante o período de feiras de negócios é mais uma ferramenta interessante de fomentar as exportações brasileiras é. Desta forma, os empresários conseguem além de visitar as feiras, visitar potenciais clientes, realizar pesquisa de mercado e benchmark em empresas internacionais.
Texto originalmente publicado no jornal A Tribuna, Criciúma, 15/03/17.