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Como as empresas podem ingressar no comércio exterior?

São diversas as formas em que as empresas podem ingressar no comércio exterior alavancando negócios internacionais. Basicamente, o comércio exterior subdivide-se em dois grandes segmentos: importação e exportação. Ambos estão relacionados à comercialização de produtos e serviços internacionais.

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Importação de produtos e serviços

Nas importações, as empresas podem atuar no comércio exterior através dos seguintes modelos de negócio:

  • Aquisição de produtos internacionais mais baratos do que os fornecidos no mercado nacional
    O custo Brasil é um dos principais responsáveis pela busca de alternativas mais competitivas no exterior.
  • Importação de produtos de maior valor agregado do que os produzidos no Brasil.
    Produtos inovadores, com alto grau de tecnologia e equipamentos de alta complexidade são exemplos de produtos que empresas brasileiras buscam no exterior, porque possuem qualidade superior aos de fabricação nacional.
  • Aquisição de matérias-primas internacionais inexistentes no Brasil.
    Há produtos, que por questões geográficas ou por condições climáticas, somente são encontradas em países específicos. Empresas brasileiras que utilizam estas matérias-primas em seu processo produtivo, acabam sendo obrigadas a entrar no comércio exterior para adquirir estas mercadorias internacionalmente.
  • No que tange às importações de serviços, estão comumente relacionadas à aquisição de softwares, aquisição de manutenção e instalação de equipamentos importados, serviços financeiros e de câmbio, turismo, dentre outros.
  • Há empresas que buscam na distribuição de produtos importados ou na representação comercial de empresas estrangeiras uma forma de ingressar no comércio internacional, através dos serviços comerciais de produtos fabricados fora do Brasil.

Exportação de produtos e serviços

Na exportação, empresas brasileiras acabam inserindo-se no comércio exterior das seguintes formas:

  •  Venda de produtos brasileiros no exterior como forma de aumentar a abrangência territorial e a diversidade de clientes, como forma de suprir crises econômicas no mercado local.
  • Adaptação de produtos locais em mercados internacionais como forma de agregar valor e aumentar as margens de lucro praticadas pela empresa.
  • Empresas que fornecem produtos típicos do Brasil, como alimentos, madeira, bebidas típicas, dentre outros produtos da cultura brasileira.
  • Nas exportações de serviço, podemos verificar a exportação de serviços de engenharia na construção civil, design e obras de infraestrutura.

  • Muitas empresas também ingressam no comércio exterior através dos serviços de agenciamento de vendas internacionais. Conhecidos como Traders, estes profissionais possuem experiência em determinados segmentos específicos e atuam fazendo a gestão comercial de exportação de forma terceirizada para empresas brasileiras.

Quais as principais partes da cadeia produtiva do comércio exterior?

Além das empresas que atuam diretamente na compra ou na venda internacional de produtos e serviços, há muitas partes inerentes à cadeia produtiva, e que compõe este setor que vem crescendo de forma expressiva em âmbito global. Dentre as principais empresas que atuam na cadeia estão:

Assessoria de importação e exportação: um atalho para o sucesso no comércio exterior

A necessidade de conhecimentos específicos necessários dentro do setor de comércio exterior, abre um leque para a especialização de empresas de assessoria que atuam como facilitadores nos processos.

Conhecimento internacional, habilidades com idiomas internacionais, domínio de legislações específicas do comércio internacional, competências na logística internacional, gestão tributária e desenvolvimento de fornecedores e clientes são alguns dos serviços prestados pelas empresas de assessoria em comércio exterior reduzindo os riscos e maximizando os ganhos das empresas interessadas em ingressar no mundo dos negócios.

O autor

Renato Barata Gomes

Renato Barata Gomes

Inovação, Tecnologia e Globalização

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.

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