Blog da UNQ

Como fazer negócios na China

A China ainda é uma incógnita para muita gente, mas quem vive no mundo dos negócios precisa entender bem para poder ter êxito nos caminhos que pretende traçar. O preconceito com o produto chinês e aquele pensamento de que só há produtos ruins são ultrapassados. Hoje, podemos encontrar produtos muito bons, com alta tecnologia, melhores que muitos encontrados no próprio Brasil. Claro que, em um país emergente, é possível encontrar também produtos ruins, como também pessoas querendo tirar vantagem das oportunidades, e por isso a participação de uma empresa especializada como a UNQ Import Export é de grande importância. Com empresas assim é possível encontrar o que se busca, com qualidade e a segurança de que chegará conforme planejado.

O entendimento da cultura, mais uma vez, é importantíssimo. Saber, por exemplo, que, quando se pechincha, buscando valores menores em compras, é normal que o Chinês entenda que o brasileiro queira um produto de menor qualidade. Se você está negociando um produto de USD20,00, não diga que quer pagar USD15,00. Diga que quer pagar USD15,00 pelo mesmo produto. Caso contrário, o chinês provavelmtne irá enviar um produto que na mentalidade dele seja mais barato, diferente daquele que estava negociando. Não exatamente pela maldade, mas principalmente neste caso pela cultura.

Identificar essas particularidade antes de fechar negócios é fundamental. No mundo dos negócios, as surpresas, causadas pela falta de conhecimento, com certeza , são muito mais caras. Uma diferença bem sutil entre o sucesso e o fracasso.

Por hoje era isso. Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!