Importância de idiomas estrangeiros para os negócios internacionais
O mundo capitalista atual está cada vez recebendo maiores influências de diversos países (uns mais que os outros), tornando nossas sociedades cada vez mais multiculturais. Seguindo este raciocínio, pode-se também observar que a frequência com que precisamos nos comunicar com pessoas de países e culturas diferentes das nossas vêm também aumentando, seja em nossas vidas pessoais quanto profissionais. Assim, o domínio de idiomas estrangeiros para negócios internacionais mostra-se cada vez mais importante nas vidas de muitos. Vamos entender um pouco mais estes motivos?
Uma palavra pode dizer mais do que mil imagens
A comunicação é uma ferramenta fundamental para o funcionamento de uma sociedade. Ela pode acontecer de diferentes formas, mas a que ocorre por meio da troca de palavras é uma das principais. Além de ser extremamente importante quando visitamos outro país e precisamos nos comunicar, o domínio de outros idiomas além do pertencente ao seu País de origem possui grande relevância no mercado profissional, e em especial àqueles que atuam com negócios internacionais.
Imagine ter que negociar com pessoas que falam outro idioma, mas sem possuírem nenhum idioma em comum para fazê-lo? Isto seria uma atividade praticamente impossível. Realisticamente, é uma tarefa muito difícil dominar todos os idiomas com que se trabalha, mas começando pelo inglês, idioma universal, já é um excelente e imprescindível início para se conseguir boas negociações internacionais. Além disso, devido a este fator, muitos linguajares técnicos são escritos neste idioma, o que aumenta ainda mais a importância do seu pleno conhecimento.
A importância cultural de idiomas estrangeiros para negócios internacionais
Por mais que apenas com a fluência do idioma inglês já seja possível realizar com tranquilidade a maior parte das negociações internacionais, ao dominar ou ao menos conhecer parte do idioma referente à cultura com que se está negociando é definitivamente um diferencial. Os chineses, por exemplo, são uma cultura muito apegada às suas tradições, e valorizam muito aqueles que buscam aprender o seu idioma, demonstrando respeito à sua cultura. Mesmo que falem o idioma universal inglês, este gesto poderá ser um fator importante na hora da negociação com pessoas deste País. Isto também vale para outras culturas, onde poder se comunicar (ou ao menos tentar fazê-lo) no idioma com que se está trabalhando pode ser um grande ativo em situações como estas.
Além disso, ao entrar em contato com um novo idioma, você também estará entrando em contato com a sua cultura, seus costumes e tradições. Tudo isso poderá ter grande importância em situações profissionais onde há o contato com esta cultura, onde o lado afetivo e emocional geralmente também exerce grande influência.
Por onde começar?
Se você ainda não teve nenhum contato formal com outro idioma, começar pelo inglês é o caminho recomendado, principalmente quando trabalhando com negócios internacionais. Existem diversos perfis de cursos onde é possível aprender o idioma. Você pode optar por:
escolas tradicionais onde o aluno participa presencialmente de aulas em grupos ou individuais
opções on-line, onde você pode adequar o que aprende aos seus objetivos e disponibilidade de tempo.
O importante é dar o primeiro passo para este desconhecido e ir em busca deste objetivo! O caminho pode ser sinuoso de início, mas com o passar do tempo e ao passo em que se avança no aprendizado, os frutos a serem colhidos farão tudo valer a pena. Shall we start?