Negociação internacional: como usar a inteligência cultural a seu favor
Com a busca pela competitividade entre os diferentes setores da economia, o conhecimento aprofundado da cultura entre os países que negociam entre si, pode trazer uma grande vantagem competitiva para as empresas.
Será que podemos afirmar então que a inteligência cultural pode afetar uma negociação internacional?
Com o advento da globalização, a abertura de novos mercados trouxe-nos a possibilidade de conhecer valores, tradições, culturas e costumes muito diferentes dos que estamos habituados em nosso país de origem.
A medida que os esforços comerciais avançam para o mercado internacional, as empresas sentem a necessidade de estudar as diferenças culturais dos países com os quais negociam e esse conhecimento torna-se fundamental para o sucesso da negociação.
A habilidade de interagir e comunicar-se com as outras culturas é atualmente conceituada como “Inteligência Cultural”.
Todas as pessoas possuem habilidades para se desenvolverem culturalmente através da educação formal ou treinamento e assim potencializar a inteligência cultural, desenvolvimento esse que é tão ou até mais importante que um contrato internacional.
Você já passou por alguma situação constrangedora por não conhecer os costumes do país no qual foi visitar e desenvolver negócios?
As barreiras culturais são muitas e sem o conhecimento adquirido pela experiência e estudos, fica mais difícil conseguir ter êxito nas negociações internacionais.
Divida sua experiência conosco!