O processo de importação e suas características
O processo de importação torna-se vantajoso quando uma empresa não encontra no mercado interno, um produto ou serviço que atenda às suas necessidades, sejam elas operacionais, visando um aprimoramento na qualidade das suas mercadorias, ou quando a empresa busca uma redução do seu custo de produção, visando uma melhor competitividade entre seus concorrentes no mercado.
As importações podem ser realizadas por pessoa física ou jurídica sendo:
- pessoa física: autorizada a importar para uso e consumo próprio, para suas coleções ou ainda, para fins de atividades profissionais (produtor rural, artista ou assemelhado)
- pessoa jurídica: autorizada a importar matéria-prima ou mercadoria para revenda, respeitando o limite de valor estabelecido pela Receita Federal Brasileira (RFB) através da habilitação no radar a qual está enquadrada
E quais são as modalidades de processos de importação?
As operações de importação poderão se enquadrar em três modalidades :
- Importação direta: quando o consignatário e adquirente da carga é a própria empresa, sem intermediários;
- Importação indireta: deve ser feita apenas por empresas que já conhecem o mercado e entendem os trâmites legais para tal. A falta de conhecimento pode acarretar em inviabilidade do processo de importação e a perda de muito dinheiro.
- Importação por conta e ordem de terceiros: quando a empresa se utiliza de uma trading company, por exemplo, para intermediar a operação. Este fato pode ocorrer em casos que existam benefícios provenientes desta relação, sejam em questões de serviços prestados ou tributação fiscal, porém a responsabilidade de fechamento de câmbio é da empresa adquirente. Este modelo de processo é o ideal para empresas que estão iniciando no comércio exterior pois terão todo respaldo de uma empresa especializada desde a negociação até o fechamento do processo.
Características positivas destes dois tipos de importação
Importação direta
- Possui maior flexibilidade;Maior controle da operação;
- Contrato direto com os fornecedores;
- Menor custo com importação.
Importação Indireta
- Poder de barganha da Trading;
- Conhecimento do mercado pela trading;
- Facilitação da comunicação com o fornecedor;
- Conhecimento do processo de importação.
E por fim temos o item 4:
- Importação por encomenda: a empresa consignatária importa a mercadoria a fim de revendê-la a um adquirente pré determinado, entretanto, nesta modalidade, a responsabilidade do pagamento ao exportador é sempre da empresa consignatária.
O ideal é sempre analisar a melhor forma de adquirir um produto importado e qual a modalidade de importação utilizar para garantir que seja um processo sem prejuízos.
Consulte a UNQ e sempre terá as melhores soluções para o seu negócio.