SERVIÇOS DE AGENTES DE CARGA VÃO ALÉM DA COMPRA E VENDA DE FRETES INTERNACIONAIS
Por: Beatriz de Luca
No atual contexto econômico, abrir novos mercados se faz cada vez mais necessário. E a logística internacional é um dos elementos-chave para garantir a competitividade no comércio exterior. Para ter custos mais interessantes e ao mesmo tempo ter um plano que traga segurança e agilidade nas entregas e recebimentos, a contratação de um agente de carga é opção acertada.
“O agente de carga não é apenas um comprador e vendedor de frete. Ele vai representar o importador ou exportador na contratação de toda a logística”, aponta o especialista em importação e logística internacional, Rafael Schneider, da Ethima Logistics, de Itajaí. Ele destaca que a redução de custos não deve ser o foco exclusivo do empresário na hora de escolher entre simplesmente comprar um frete ou contratar um agente. E explica que o tempo consumido pela empresa para analisar todas as opções que o mercado oferece, sem a expertise necessária, também precisa ser levado em consideração.
“As empresas mais esclarecidas têm cada vez mais optado por escolher um ou dois parceiros em quem confiam e que detenham amplo conhecimento para coordenar a logística internacional”, complementa. Para Schneider, está é uma mudança que vem ocorrendo entre os importadores e exportadores brasileiros. “Hoje, já vemos empreendedores mais dedicados a utilizar o tempo e mão de obra para desenvolver novos negócios e gerar mais receitas e não gastá-los com análises de frete internacional, o que é muito mais inteligente”, analisa.
Rede de contatos
O agente de cargas tem esta maior habilidade para contratação dos fretes porque possui uma rede de outros agentes espalhados por todo o mundo, o que possibilita realizar embarques da porta da fábrica do exterior até o depósito da empresa no Brasil, ou vice-versa, com agilidade e segurança. A partir destes contatos, o profissional pode oferecer uma ampla gama de serviços como a identificação de modais mais apropriados para o transporte, os trâmites aduaneiros, as normas de cada país, as tarifas, a documentação, o seguro, as formas de acondicionamento, a armazenagem e a distribuição, entre outros aspectos.
“Além disso, possuímos relações mais próximas com as transportadoras em geral, o que possibilita uma melhor negociação na compra do frete e contratos mais competitivos”, acrescenta Schneider. “No caso da Ethima, ainda buscamos um nível superior de relacionamento com os clientes garantindo sempre a escolha mais justa que atenda as necessidades e urgências de cada processo”.
O especialista em negócios internacionais, Marcelo Raupp, reitera o diferencial para a contratação de agentes de carga dedicados. Para ele, o trabalho destes profissionais ainda é muito questionado pela falta de transparência dos fornecedores em geral. A realidade hoje apresenta muitos profissionais comprando e vendendo frete, sem prestar o verdadeiro papel de agenciamento, que é o de encontrar o melhor para o importador/exportador e repassar aos clientes os benefícios conquistados no caminho. ”Quando temos alguém disposto a fazer de fato este tipo de serviço deve ser valorizado o máximo possível. Quem ganha é o mercado”, conclui Raupp.
[…] Pode realizar a contratação do frete internacional no Brasil através de uma agente de cargas; […]