Viagem de negócios para China – Visto e Passagem
Pelas diferenças culturais e legais, além da grande distância geográfica e o investimento considerável, fazer uma viagem de negócios para China não é nada corriqueiro. Certamente, imprevistos surgirão em algum momento e, quanto mais preparado, mais tranquilamente serão resolvidos. E, principalmente, mais resultados serão obtidos nos negócios.
Por isso, depois de mais de dez vezes no país asiático, compartilho essas dicas de viagem à China, divididas em algumas partes, iniciando pelo visto e as passagens.
O Visto
Para a entrada na China Popular, é preciso solicitar o visto pessoalmente no consulado (pode ser através de um despachante, caso more longe). Até o ano passado era preciso definir entre uma ou mais entradas no país. Agora, com um pouco mais de esforço, é possível obtê-lo por cinco anos. O passaporte precisa ter validade de no mínimo seis meses a contar da data de entrada. Caso contrário, o visto será negado.
As cartas convites de empresas chinesas devem ser recebidas carimbadas e assinadas a punho, além de acompanhar o “Business License” da empresa que assinou. A sugestão é que as cartas convites sejam escritas por aqui e enviadas apenas para emissão final. Para ambos documentos, a cópia simples por email é suficiente.
A Passagem
São aproximadamente 24 horas de voo e, por isso, a companhia aérea e o tempo de conexões devem ser bem estudados. Primeiro de tudo, evite conexões com mais de cinco horas. Isso vai pesar no cansaço na chegada.
Sobre as companhias aéreas que voam para a China:
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- A escolha pela Ethiopian, embora tenha o valor mais interessante, ou pela Air China, pode ser uma grande aventura negativa.
- A United é uma opção interessante de custo-benefício de voo. Indo pelos EUA, será necessário o visto americano e uma paciência extra com a arrogância típica.
- Outras alternativas a se verificar são Emirates, Qatar e KLM que são voos bons e podem ter preços pontuais atraentes.
O natural é que, quanto antes adquirida a passagem, melhor seja o valor.
Se puder contar com um especialista no acompanhamento, mesmo que enseje um investimento extra na hora de fazer uma viagem de negócios para China, não pense duas vezes.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.