Aumento do Dólar? E Eu com Isso?
Temos visto e falado sobre este aumento do dólar, pulando da faixa de 2,40 para 3,20, e o amigo leitor pode se perguntar diariamente “o que eu tenho com isso?”. É uma pergunta bem pertinente, já que quando falamos em variação cambial, a conotação pode ter uma interpretação exclusivamente empresarial. Mas a verdade é que a influência é para todo mundo.
Primeiro, sabemos que o acesso às viagens internacionais é muito mais intenso do que no passado e o impacto no custo destas viagens é imediato. Segundo, que a curto prazo, o aumento do dólar gera uma dificuldade generalizada nas empresas. Com essas dificuldades, as empresas têm que buscar soluções de otimização de custo que, muitas vezes, são baseadas na redução de pessoal, aumentando a taxa de desemprego.
Em terceiro e, talvez, o mais importante, o aumento de preços generalizado causado pela indexação ao dólar dos produtos nacionais e/ou pelo aproveitamento das circunstâncias por alguns setores. Ou seja, literalmente as empresas se aproveitam para aumentar os preços pela oportunidade. Em outros casos, quando há demanda (não é o nosso caso atual), a alta do dólar dificulta a concorrência externa dos produtos importados, o que enseja o aumento dos preços dos produtos nacionais. Sem concorrência externa, e com a demanda maior do que a oferta, os preços são elevados. Isso tudo gera o aumento da inflação e impacta no bolso do cidadão.
Por isso, é fundamental que todos estejam atentos às mudanças no câmbio e também às perspectivas de mercado para, assim, garantir segurança ao planejamento financeiro individual.
Por ora isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.