Blog da UNQ

É importante conhecer a cultura internacional?

Muita gente me pergunta se é importante conhecer a cultura internacional para internacionalizar a sua empresa. Eu sempre respondo que sim. É fundamental conhecer as diferenças culturais. Não só elas, mas outras diferenças também.

1) As diferenças administrativas, entendendo como é a moeda corrente do país, sua infraestrutura e o seu regime de governo. 2) As diferenças legais, jurídicas, sabendo como funcionam os impostos no outro país, suas leis trabalhistas, entre outras coisas. E, por fim, 3) as diferenças culturais, onde entram o idioma, os hábitos sociais e, também, a própria religiosidade, que muitas vezes é fator decisivo nos negócios.

Um exemplo disso é o calendário chinês, que difere do nosso aqui. A comemoração do ano chinês não acontece de dezembro para janeiro como somos acostumados, mas, sim, em fevereiro. Oficialmente, o governo chinês concede uma semana para a comemoração para essa virada. Mas, culturalmente, e o que de fato acontece é que a China para um mês, já que o seus operários moram muito longe de onde trabalham e aproveitam a data para visitaram a família nesta única vez ao ano. Ou seja, em fevereiro, a China para e não há produção qualquer neste período.

Este conhecimento é importante para que as empresas brasileiras importadoras da China não tenham problema de falta de produto em estoque e possam planejar suas compras de forma a carregarem antes do feriado chinês e assim não se desabastecerem por conta desta parada na China.

Por isso, é fundamental conhecer essas diferenças entre os países. O grau de entendimento dessas diferenças é que pode levar ao sucesso ou ao fracasso nas negociações internacionais.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

 

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!