Vale a pena importar revestimento da China – Piso Laminado e Piso Vinílico
Por: Marcelo Raupp, empresário e consultor em negócios internacionais. marcelo.raupp@unq.com.br
Nas últimas semanas, devido ao aumento das possibilidades e também das exigências no mundo da arquitetura, tratamos de diferentes tipos de revestimentos que a China pode prover com qualidade. Vimos que o porcelanato, o papel de parede e as pedras industrializadas, como Silestone e Corian, podem sim gerar bons resultados quando trabalhados na importação por uma empresa com a expertise necessária no assunto. Para finalizar a série sobre as oportunidades na importação de diferentes tipos de revestimentos, hoje, os pisos laminados e os pisos vinílicos serão o foco da vez. Afinal, vale a pena importar?
A diferença entre eles
A principal diferença entre ambos está na composição e, naturalmente, as características de cada um estão baseadas nela. O piso laminado é composto por diferentes tipos de madeiras aglomeradas, o que permite o fácil assentamento sem a necessidade de um contrapiso tão nivelado. A propagação do som é um dos seus pontos fracos. O piso vinílico tem a estrutura em PVC e, por isso, consegue abafar bem os ruídos e preservar melhor a temperatura. Além disso, é antialérgico e não mancha, embora seja de fácil abrasão, dependendo do local que estiver exposto. Para este tipo de produto, no entanto, a principal característica ainda está na flexibilidade e colocação. Tanto o piso laminado quanto o piso vinílico podem ser colocados em poucos dias e transferidos para outro lugar quando necessário.
A importação
Para a importação destes produtos também é preciso avaliar suas características. O piso laminado, pela sua natureza, passa por um papel muito mais burocrático na importação. O piso vinílico, por outro lado, tem possibilidades muito maiores com relação às oportunidades. Primeiro, porque o processo em si é mais simples. Segundo, porque a possibilidade de manufatura na China é muito mais extensa. Desde designs diversificados, a tecnologia de desenvolvimento e instalação permite atender os mais diferentes interesses dos consumidores. E, por último, e mais importante, dois aspectos que complementam o grande benefício: pelo pioneirismo na produção, a China fornece alta qualidade e preços bem atrativos para os pisos vinílicos.
Resultados de uma oportunidade bem aproveitada
Como as opções são muitas, é preciso conhecer bem o mercado que se está atuando. Não serão os chineses que darão a resposta sobre os produtos que mais vendem por aqui. Principalmente, porque os gostos, baseados na cultura, são bem diferentes. Não há dúvidas de que há grandes oportunidades na importação de piso vinílico. Para aproveitar dos resultados, no entanto, é fundamental conhecer o mercado local e, principalmente, contar com uma empresa capacitada que dê o melhor suporte no desenvolvimento na China, faça a negociação internacional para os melhores benefícios, coordene todo o processo logístico e aduaneiro e garanta que o que foi planejado, em termos de custo e tempo, sejam cumpridos conforme seu planejamento.
Texto originalmente publicado no jornal A Tribuna, 18/01/2016, Criciúma-SC.
Para saber mais sobre como importar revestimentos da China, entre em contato com a UNQ Import Export.