Posse de Donald Trump gera insegurança no mercado internacional
Por: Renato Barata Gomes, empresário e consultor em negócios internacionais. renato.barata@unq.com.br
A cerimônia de posse do novo presidente norte-americano ocorreu na última semana, dos dias 19 a 21 de janeiro, incluindo diversos ritos tais como shows de bandas locais, homenagens aos veteranos, discursos, fogos de artifício, cultos religiosos, encontro com Barack Obama, comitivas, juramento do presidente e bailes de gala. A posse de Donald Trump marca certamente um dos momentos históricos mais importantes dos últimos anos, principalmente por seu perfil de gestão. Trump tem feito constantes declarações polêmicas causando insegurança no mercado internacional. Listo abaixo algumas das declarações mais impactantes:
O muro na fronteira com o México
Trump diz que construirá um muro na fronteira com o México e que posteriormente solicitará o reembolso das despesas ao governo Mexicano. O muro é um símbolo claro da intolerância contra a migração ilegal de mexicanos e de outros países que utilizam a fronteira sul dos Estados Unidos para ingressar ao país em busca de melhores condições de vida. Para se ter uma ideia, estima-se que existam mais de 25 mil criciumenses vivendo ilegalmente nos EUA.
Políticas de armamento
Donald Trump diz ser a favor da posse de armas e critica os países que não permitem esta política. Ele argumenta que os delinquentes acabam tendo acesso às armas de forma ilícita. Assim, as organizações criminosas acabam fortalecidas e não o contrário.
Terrorismo e o petróleo
O presidente eleito declara que o estado islâmico só será vencido quando se retirar o petróleo que está sob o controle deste regime. Declarações como esta despertam questionamentos sobre possíveis guerras pelo controle do petróleo e poder.
Aquecimento global
Trump alega que o aquecimento global é uma farsa e quer romper o acordo de Paris, assinado por 195 países, inclusive pelos EUA, e que tem como objetivo estabelecer metas para a redução do aquecimento global.
Sanções contra produtos chineses
O presidente eleito dos EUA considera que a China manipula sua moeda de forma ilegal para evitar competição, além de sobretaxar os produtos americanos. Por isso, Trump tem anunciado que criará sanções contra a China na ordem de 45%.
Aumento de tarifas de importação contra produtos mexicanos
Trump é contra empresas americanas instalarem-se no México e depois reexportarem os produtos aos EUA sem um aumento nas taxas. O presidente anunciou que aplicará tarifas que podem chegar a 34% sobre as importações de produtos mexicanos.
Polêmicas geram especulações e volatilidade cambial e na bolsa de valores
Na prática, muitas destas polêmicas não são diretamente direcionadas ao Brasil, mas indiretamente gerarão insegurança e volatilidade, tanto no dólar quanto nas bolsas de valores globais, impactando o cenário econômico mundial, incluindo a economia brasileira.
Texto originalmente publicado no jornal A Tribuna, Criciúma, 25/01/17.
Para mais informações sobre comércio exterior, entre em contato com a UNQ.