Seis tendências das startups para o futuro dos negócios no mundo
Por: Renato Barata Gomes, especialista em negócios internacionais, sócio-diretor da UNQ Import Export. renato.barata@unq.com.br.
Startups são empresas nascentes, normalmente de base tecnológica, e que possuem um modelo de negócio repetível, escalável e com alto potencial de crescimento. Geralmente, são empresas que através de inovações, buscam solucionar problemas globais. Por isso, quando bem administradas, possuem alta probabilidade de sucesso internacional. A coluna de hoje traz dicas de áreas com boas perspectivas de crescimento no futuro:
1 – Fintech:
Linha de negócios baseados na utilização de software para prestação de serviços financeiros. Prometem desafiar o sistema bancário tradicional. A Nubank, por exemplo, é uma startup que oferece um cartão de crédito sem anuidade e um aplicativo de celular que auxilia em toda a gestão de finanças pessoais das compras realizadas com o cartão de crédito.
2 – Edtech:
Startups do setor educacional com objetivo de otimizar metodologias de ensino-aprendizagem através de novas tecnologias e sistemas de ensinos inovadores. A startup Veduca oferece cursos gratuitos à distância cedidos por renomadas instituições de ensino no mundo.
3 – Cleantech ou GreenTech:
Incluem projetos focados nos temas energia limpa, sustentabilidade, produtos e serviços “verdes”, isto é, que promovem a preservação do meio ambiente e o desevolvimento sustentável. A Ecosynth S/A é uma startup que possui soluções para redução de biossólidos.
4 – Healthtech:
Buscam transformar conhecimento e habilidades em equipamentos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para solucionar um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas. A empresa CucoHealth desenvolveu um aplicativo com diversas funcionalidades como uma enfermeira digital, que ajuda a gerenciar os tratamentos do usuário ou mesmo de familiares, avisando a hora de tomar os remédios, e informando a quantidade a ser ministrada.
5 – Adtech:
O termo refere-se a todas as tecnologias, softwares e serviços utilizados para criar, entregar e controlar ações de marketing digital. A startup Resultados Digitais apresenta ferramentas para a automatizar a implementação de estratégias de Marketing Digital.
6 – Agritech:
Startups utilizam tecnologia para otimizar a agricultura, pecuária e pesca. A empresa Agrosmart usa a tecnologia para economizar até 60% da água nos sistemas de irrigações.
Gestão de comércio exterior auxilia na internacionalização das startups
O desenvolvimento de produtos inovadores, aliado ao conhecimento nas estratégias de gestão de comércio exterior, aumentam muito as chances de sucesso na estratégia de internacionalização.