Blog da UNQ

Por que contratar um agente de carga?

Experiência em gerenciamento logístico e contato constante com armadores conferem segurança a todo o processo

Por: Renan Medeiros

Transportar uma carga de um continente a outro é um trabalho que exige experiência e acesso a uma série de informações e contatos que possam ser acionados. Como os negócios têm cada vez mais particularidades, o ideal é que todo o processo esteja sob responsabilidade de alguém que tratará de forma adaptada à necessidade de cada embarque.

Para garantir tudo isso, a melhor alternativa é contratar um agente de carga, já que nem sempre os armadores – grandes empresas responsáveis pelos navios – conseguem dar o atendimento adequado a cada situação. O agente de carga, além de atuar junto ao armador para assegurar que tudo ocorra bem do início ao fim do trajeto, ainda oferece suporte quando o transporte precisa ser complementado por outro modal, como o rodoviário, inclusive no exterior. São eles quem fazem a intermediação entre o importador ou exportador e as empresas de transportes e logística.

agente de carga aplicativo dc logistcs

Aplicativo Dc Logistics para rastreamento de carga.

Um bom agente de carga também monitora sempre o cenário logístico nacional, por meio do contato com os armadores e outras entidades. “Assim garantimos a antecipação de situações e colhemos informações que nos ajudarão nas ações preventivas para minimizar os impactos nos embarques dos nossos clientes”, relata o gerente comercial da DC Logistics Brasil, Vinicius Modanezi.

O trabalho começa desde o pré-embarque, com o contato constante com os armadores e também exportador/importador (origem e destino) para deixar o terreno preparado antes mesmo de a carga chegar ao porto, por exemplo. “Mediante nossa negociação com os armadores, já firmamos com eles a garantia de espaço semanal que será demandada pelas cargas dos nossos clientes”, explica Modanezi. Para isso, basta que a empresa encaminhe ao agente de carga a programação de embarques e acompanhe o deslocamento da mercadoria através de follow ups periódicos. No caso da DC, é possível acompanhar pelo site da empresa ou pelo aplicativo no celular.

Opções de embarque

Outra vantagem fundamental é possuir mais de uma opção de embarque, que pode ser usada como plano de contingência. “Se a opção desenhada no momento da venda não for a mais viável no momento do embarque, dadas algumas restrições de datas, temos a flexibilidade para buscar nova opção que atenda as necessidades do cliente. Troca de porto, armador, serviço”, afirma Vinicius Modanezi.

O agente de carga pode manter um profissional responsável por todas as etapas do transporte, desde a programação do embarque até a liberação da carga no destino. Ele tem a responsabilidade de antever todas as situações possíveis no processo e buscar as melhores soluções em casos como emergências climáticas ou de força maior. Como o agente de cargas tem contratos de frete com vários armadores, há várias opções que podem ser acionadas em casos extremos. O importante é contar com a informação do parceiro, as ferramentas disponíveis para possíveis ações e opções para trabalhar a melhor solução de cada caso específico.

Como em toda compra ou venda nacional ou internacional, o transporte está sujeito a uma infinidade de imprevistos. O fator determinante para o sucesso é a capacitação e o conhecimento técnico para superar os obstáculos. É nesse sentido que o agente de carga pode ser um importante parceiro.

Texto originalmente publicado no caderno especial O MUNDO DOS NEGÓCIOS. Solicite a sua cópia no e-mail: imprensa@unq.com.br.

O autor

UNQ

UNQ Import Export

UNQ Import Export

Faça um comentário!