Blog da UNQ

O impacto da indústria 4.0 no mundo dos negócios

Por: Renato Barata Gomes, diretor da UNQ Import Export. 

O termo indústria 4.0 surgiu em 2011, na feira de Hannover na Alemanha, uma das mais importantes do setor industrial. O conceito 4.0 faz referência ao início de uma quarta revolução industrial. A primeira Revolução Industrial aconteceu com a descoberta do ferro e do carvão, e consequentemente, a construção de estradas de ferro e o desenvolvimento de máquinas à vapor. O marco da segunda Revolução Industrial foi a descoberta da energia elétrica e do uso do petróleo como combustível. A terceira Revolução Industrial foi referenciada pelo surgimento da internet que contribuiu muito para a globalização. A indústria 4.0 tem como objetivo a digitalização das fábricas integrando automação industrial com tecnologia da informação.

Quatro tecnologias que ganham força com a indústria 4.0

Produtos e serviços oriundos de tecnologias inseridas no contexto da indústria 4.0 devem injetar 2 trilhões de dólares americanos no PIB mundial até 2020. Diversas tecnologias, antes somente vistas em filmes de ficção científica, fazem parte da realidade das fábricas atualmente. Dentre elas, cito quatro que considero importantes:

Internet das Coisas: este conceito foca no desenvolvimento de diversos dispositivos industriais e domésticos conectados à internet, permitindo maior integração fabril em tempo real, flexibilidade dos processos produtivos e o controle de dispositivos à distância.

Realidade virtual: ambientes de simulação que podem ser utilizados em treinamento de processos fabris e no desenvolvimento de protótipos com menor custo e tempo.

Impressão 3D: este tipo de tecnologia reduz muito o custo e o tempo de produção de itens customizados e de baixo volume. As impressoras 3D também são importantes no desenvolvimento de protótipos industriais.

Inteligência artificial aliada a Big Data: dentre diversas aplicações, a inteligência artificial tem sido utilizada na robótica e em processamento de imagem, possibilitando o autoaprendizado de equipamentos industriais e, desta forma, a otimização de processos e da qualidade de produtos através de algoritmos. Além disso, a inteligência artificial auxiliará na otimização do Big Data, quantidade enorme de informações disponíveis na internet, que muitas vezes não são analisadas devido à limitação de recursos tecnológicos.

Importação de produtos inovadores auxilia na integração tecnológica global

Atualmente, é fato que grande parte das grandes inovações globais são produzidas em locais com ecossistemas de inovação e empreendedorismo bem desenvolvidos. Dentre importantes hubs, podemos citar o Vale do Silício (Estados Unidos), Londres (Inglaterra), Paris (França), Berlim (Alemanha) e Tel Aviv (Israel). A importação de produtos tecnológicos não disponíveis no Brasil, é uma alternativa para que indústrias brasileiras tenham acesso a tecnologias inovadoras, possibilitando a alavancagem de pesquisa e desenvolvimento em

O autor

UNQ

UNQ Import Export

UNQ Import Export

Faça um comentário!