Seis megatendências globais que irão impactar o mundo dos negócios até 2030
Por: Renato Barata Gomes – Diretor da UNQ Import Export – renato.barata@unq.com.br
Megatendências globais é um termo utilizado pelas principais empresas multinacionais de consultoria para identificar novos produtos, serviços e eventos com alto impacto para a sociedade em todo mundo. Estas tendências certamente influenciarão o mundo dos negócios. A coluna de hoje aborda seis megatendências e suas oportunidades para o mercado:
Envelhecimento da população: os avanços tecnológicos têm impactado significativamente na disseminação da informação em nível global. Desta forma, a expectativa de vida da população está aumentando cada vez mais e os casais de forma geral estão optando por ter menos filhos e cada vez mais tarde. Desta forma, o envelhecimento da população é uma tendência mundial. Neste sentido, as principais oportunidades de mercado estarão relacionadas a produtos e serviços para a terceira idade, fitness, e tecnologias, serviços e softwares de medicina preventiva.
Digitalização: os jovens que estiverem ingressando no mercado de trabalho em 2030, já nasceram totalmente imersos no mundo digital e com um nível de informação muito maior do que sua geração anterior. A grande tendência neste sentido é o aumento cada vez maior do mercado mobile, através da hegemonia do m-commerce, isto é, comércio eletrônico através de aplicativos para celular.
Aumento do empreendedorismo: a digitalização eleva o nível intelectual dos indivíduos e estima-se que haverá um aumento grande no empreendedorismo por oportunidade, onde pessoas identificam um problema no mercado e criam uma empresa que agrega valor oferecendo uma solução ao mercado. Na década passada, era comum jovens entrarem na faculdade com o sonho de tornarem-se gerentes de multinacionais. Atualmente, percebe-se cada vez mais jovens saindo da faculdade com intenção de abrir seu próprio negócio.
Globalização: o aumento do nível de empreendedorismo por oportunidade e o aumento da concorrência fará com que as empresas busquem cada vez mais a internacionalização como forma de expansão de mercado, fortalecimento da marca e ganhos em economia de escala. A globalização até 2030 deve ser uma realidade não só para grandes corporações, mas também para pequenas e médias empresas.
Aquecimento global: este grande problema global demandará ao mercado o desenvolvimento de produtos e serviços voltados à sustentabilidade, principalmente no que tange a redução de consumo de água, redução do consumo de energia, desenvolvimento de energias limpas, redução de resíduos e reciclagem.
Urbanização: o empreendedorismo, a digitalização e a industrialização leva ao aumento da urbanização e da concentração populacional nas cidades. Consequentemente, surgirão oportunidades nas tecnologias voltadas ao conceito smart city (cidade inteligente). Dentre algumas soluções podemos citar energia solar em fachadas de edifícios, controle de trânsito em tempo real, veículos autônomos, gerenciamento de lixo, internet das coisas em eletrodomésticos, etc.
Texto originalmente publicado no jornal A Tribuna, Criciúma, 24/05/2017.