Cinco dicas para o sucesso de uma empresa
Por: Renato Barata Gomes, diretor da UNQ Import Export – renato.barata@unq.com.br
Muitos dizem que é preciso ter coragem ao abrir um negócio no Brasil, devido às incertezas econômicas, políticas e às altas cargas tributárias. A coluna de hoje traz cinco dicas com o intuito de guiar quem busca o sucesso no seu negócio:
Dê atenção ao seu cliente: quanto mais próximas as empresas estiverem de seus clientes, mais elas entenderão sobre as suas necessidades e anseios. Assim, poderão otimizar seus produtos ou serviços de acordo com os requerimentos exigidos pelos clientes, aumentando a fidelização dos mesmos e dificultando a entrada dos concorrentes.
Conheça bem os concorrentes: muitas pessoas, ao abrirem seus negócios, alegam não se importarem com os concorrentes, pois a empresa que tem um bom produto não precisa saber o que seu competidor está fazendo. Ao contrário, ao monitorar os concorrentes, o empresário pode identificar os pontos fortes e os pontos fracos de seu negócio e entender em quais aspectos seus produtos e serviços podem ser melhorados.
Não misture as finanças pessoais com as finanças da empresa: este é um erro bastante comum principalmente nas pequenas empresas. Muitos empresários acabam usando o dinheiro da empresa para o pagamento de contas pessoais e de familiares. Apesar da praticidade, o grande problema é que, ao misturar as finanças, o empresário perde o controle financeiro tanto pessoal, quanto de sua empresa. Uma empresa sem controle financeiro tem grandes chance de insucesso.
Crie um bom ambiente interno para seus colaboradores: ter uma equipe unida, motivada e com valores internos alinhados é um dos grandes segredos para o sucesso de uma empresa. Um bom ambiente de trabalho proporciona o crescimento de todos os profissionais da equipe, facilita a padronização de processos e passa a credibilidade aos clientes e fornecedores de que, problemas diários dentro da empresa serão solucionados por todos através de critérios e metodologias uniformes.
Monitore os resultados da sua empresa: o monitoramento de resultados não diz respeito somente ao controle financeiro da empresa. Este, por razões óbvias, é fundamental para o sucesso da empresa, mas o monitoramento de resultados vai além dos aspectos financeiros. É muito importante que os empresários criem ferramentas de controle nos mais variados aspectos organizacionais, dentre eles: controle de processos internos, avaliação de performance dos colaboradores, processos de monitoramento de fornecedores, gestão de objetivos comerciais, controle de estoque, etc.
O desenvolvimento de parcerias pode auxiliar as pequenas empresas
Uma forma que pequenas empresas utilizam para crescer de forma enxuta é a terceirização de processos. Através do desenvolvimento de parcerias estratégicas, o empresário adquiri conhecimento especializado sem a necessidade de criar uma estrutura interna muito grande. A contratação de consultorias e assessorias especializadas em gestão podem ser uma ótima opção para as empresas que buscam desenvolver processos internos de controle.