O QUE É CONTAINER NOR?
Para muitos este tema ainda é desconhecido ou sabe-se pouco sobre o assunto. O container NOR “Non-Operating Reefer”, é a unidade de container Reefer desligada e utilizada para importação de carga seca.

Container NOR
Devido à grande demanda das exportações de mercadorias congeladas do Brasil para outros países, especialmente países asiáticos, faz-se necessário o reposicionamento destes equipamentos para atender novas demandas de exportações no Brasil; porém a demanda por containers Reefer nas exportações superam em muito a demanda nas importações; isso faz com que haja um déficit de equipamentos disponíveis nos terminais de containers no Brasil.
Uma forma encontrada para balancear o reposicionamento dos containers reefers nos terminais, é a utilização deles para cargas secas na importação, ou seja, cargas gerais que possam ser transportadas nestes equipamentos com segurança sem que haja danos ao equipamento e nem à mercadoria.
A principal vantagem na utilização desses equipamentos está diretamente ligada ao preço e à economia. Ao optar pelo container NOR, o importador pode obter uma redução no valor do frete internacional de até 30% se comparado com o valor do frete de um container DRY, dependendo do período do ano.
Outro ponto importante a ser observado, é se suas importações são feitas apenas em equipamento de 20 pés DRY. Ao substituir por um NOR, você terá apenas a opção de container de 40 pés, pois os equipamentos de 20 pés reefer são escassos no mercado e pouco utilizados. Neste caso deve-se observar o valor do frete para equipamento de 20 pés DRY naquele período e fazer os comparativos, pois pode haver diferença de custos na origem para o exportador no THC (capatazias de origem), bem como no valor do transporte rodoviário ao substituir o equipamento de 20 pés pelo de 40’.
O volume da carga é importante na hora de se optar pelo equipamento NOR. A capacidade volumétrica do equipamento de 40 pés NOR é menor em relação ao equipamento de 40 pés HC. Essa redução de espaço pode apresentar uma perda de até 9 m³ tornando inviável a substituição.
Certamente o container NOR pode ser uma ótima opção para redução de custos, uma vez que o frete internacional está diretamente ligado a base de cálculos dos impostos nas importações, mas fique atento ao escolher o container NOR. É importante analisar previamente o tipo de mercadoria a ser transportada neste container, pois, a parede interna possui um isolamento térmico feito de poliuretano e revestido com alumínio ou aço inoxidável que pode ser avariado dependendo o tipo de mercadoria ou amarração utilizada. Na dúvida consulte sempre um agente de carga de confiança e com conhecimento neste tipo de equipamento ou seu exportador para auxiliar nesta decisão.
O autor

CARLOS CASTRO
Transportes InternacionaisAdministrador de empresas (IFES, Brasil). Experiência de mais de 17 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento na área de agenciamento de cargas internacional (aéreo, marítimo, rodoviário e projetos). Experiência em desenvolvimento de parceiros no Brasil e no Exterior com viagens realizadas para Ásia, Europa e Estados Unidos. Manager business development na Ethima Logistics.