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EXPORTAÇÃO: POR ONDE COMEÇAR?

Por Thatielly Cunha

Até a década de 60, o Brasil possuía uma produção restrita à exportação de produtos primários, como o café, que era responsável por 70% das exportações do país. Os produtos industrializados e semimanufaturados, correspondiam, no ano de 1960, apenas 5% do total das exportações. Atualmente, as exportações, são mais diversificadas e complexas, que vão desde produtos básicos, como minérios, até animais vivos.

No passado, havia barreiras que protegiam o comércio, mas hoje, com o avanço da tecnologia e o incentivo do governo, é possível a comunicação imediata com diversos países, e a negociação mais rápida e objetiva, atendendo melhor ambas as partes, o comprador e o vendedor.

Com a internacionalização da empresa, é possível abrir novos caminhos e conquistar diversos mercados, exigindo assim que a empresa se modernize e atenda melhor às necessidades de seus clientes.

Mas por onde começar? As empresas brasileiras têm buscado cada vez mais a sua internacionalização, com o objetivo de se beneficiar das vantagens que são proporcionadas por esse processo.

Sabemos que o mercado internacional possui um leque maior de possibilidades para adquirir produtos/serviços, quanto menor a dependência de um único mercado melhor, pois um produto que é vendido em determinada estação do ano no mercado interno, tem queda na demanda em outras épocas. No entanto, se o mesmo for ofertado para o mercado externo no momento de baixa do mercado interno, haverá um equilíbrio entre as sazonalidades.

Elaborar uma pesquisa de mercado é essencial para que se tenha foco e conheça os importadores e fortaleça a negociação. E claro, um planejamento é indispensável para aperfeiçoar as estratégias e firmar as parcerias.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as empresas têm dificuldades na capacidade de explorar as oportunidades, no baixo volume de produção para acompanhar os grandes compradores e a ausência de mão de obra capacitada, entre outras.

Ter o acompanhamento de uma empresa terceirizada na qual conta com profissionais qualificados em comércio exterior é fundamental para que todo o processo de exportação saia conforme o planejado, evitando quaisquer custos extras e surpresas desagradáveis.

Thatielly Cunha – Acadêmica de Administração com Ênfase em Comércio Exterior. Colaboradora na UNQ Import Export.

O autor

redação UNQ

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