Blog da UNQ

SISCOSERV NA PRÁTICA

Respeite os prazos no lançamento do Siscoserv e evite multas desnecessárias

                Apesar de um tema já não tão novo, o Siscoserv ainda é um conceito que muitas empresas não levam a sério e muitas vezes ignoram os cumprimentos de obrigatoriedades, dentre elas o respeito aos prazos estabelecidos para o seu lançamento.

Quais são os prazos para os lançamentos no Siscoserv?

Os prazos para os lançamentos no siscoserv estão estabelecidos em seus manuais, tanto de venda quanto de aquisição. A última edição homologada é a 11ª, aprovada pela Portaria Conjunta RFB/SCS nº 768 de 13 de Maio de 2016. Os lançamentos podem ser subdivididos da seguinte forma:

Os lançamentos das aquisições e vendas de serviços no Siscoserv ocorrem em 4 momentos. Na aquisição é o registro de aquisição de serviços (RAS) e o registro de pagamento (RP). Na venda é o registro de venda de serviços (RVS) e o registro de faturamento (RF).

RAS e RVS

O RAS e o RVS possuem a mesma regra. O manual informa que o prazo de lançamento do RAS e do RVS é até o último dia útil do 3º (terceiro) mês subsequente à data de início da prestação de serviço.

RP

O manual informa que há 2 prazos de lançamento do RP dependendo da data de emissão da nota fiscal.

  1. Quando o pagamento ocorrer depois do início da prestação de serviço, o usuário deve efetuar o RP até o último dia útil do mês subsequente ao do pagamento. Se o documento comprobatório tenha sido emitido antes da inclusão do RAS, esse prazo será até o último dia útil do mês subsequente à data de inclusão do RAS.
  2. Quando o pagamento ocorrer antes do início da prestação de serviço, o usuário deve efetuar o RP até o último dia útil do mês subsequente ao de inclusão do RAS.

RF

O manual informa que há 2 prazos de lançamento do RF dependendo da data de emissão da nota fiscal.

  1. Quando a nota fiscal ou documento equivalente forem emitidos depois do início da prestação do serviço, o usuário deve efetuar o RF até o último dia útil do mês subsequente ao da emissão da NF ou documento equivalente. Se a NF tiver sido emitido antes da inclusão do RVS, esse prazo será até o último dia útil do mês subsequente à data de inclusão do RVS.
  2. Quando a nota fiscal ou documento equivalente forem emitidos antes do início da prestação do serviço, o usuário deve efetuar o RF até o último dia útil do mês subsequente ao de inclusão do RVS.

O autor

Renato Barata Gomes

Renato Barata Gomes

Inovação, Tecnologia e Globalização

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.

Faça um comentário!