Blog da UNQ

Saiba qual a importância do Siscomex para a viabilização dos processos de importação e exportação

Quando se busca agilidade nos processos de Comércio Exterior, muita gente ainda desconhece o Siscomex embora a viabilização dos processos de importação e exportação só ocorram após o registro no sistema.

E, embora esse registro seja feito apenas pelo Despachante Aduaneiro, você sabia que a Habilitação das empresas no Siscomex pode ser feita por uma empresa especializada que o auxiliará na junta de documentos? O Governo Brasileiro, através da Receita Federal, tem cada vez mais estimulado o acesso das empresas ao exterior e, por isso, facilitado a habilitação.

 

Por tratar-se de um instrumento que integra todas as atividades de controle das operações de comércio exterior, o Siscomex acabou uniformizando os procedimentos de todos os órgãos intervenientes facilitando assim a difusão das informações a todos os envolvidos como:

• Integração da Aduana

• Importador

• Exportador

• Bacen

• Órgãos anuentes.

Para quem sempre trabalhou com o Siscomex, talvez não tenha ideia de como o processo era muito mais burocrático. Antes, a empresa deveria:

1. Ir ao Banco do Brasil na CACEX (Carteira de comércio exterior) e pegar as Gi’s (Guias de Importação)

2. Preencher a máquina e não cometer nenhuma rasura.

3. Após o preenchimento das mesmas devolvia-se ao banco para a conferência e devida emissão da GI.

4. Caso algum campo estivesse preenchido de forma incorreta ou com rasuras, o banco devolvia para um novo preenchimento e posterior devolução para as assinaturas tardando mais ainda o processo de importação

Além de oferecer todas as vantagens acima, ao se registrar no Siscomex, você ainda tem acesso a notícias e outras informações relacionadas ao comércio exterior.

Não há dúvida que a criação do Siscomex tenha sido uma marco na história do Comércio exterior brasileiro principalmente pela agilidade da emissão e anuência dos processos tanto de importação quanto exportação.

Resumindo, o Siscomex facilitou e desburocratizou o acompanhamento de entrada e saída de mercadorias no país além de:

1. Trazer mais agilidade aos processos de Comércio exterior

2. Reduzir o volume da burocracia nas atividades comerciais

3. Reduzir o número de documentos utilizados nas operações os quais anteriormente eram controlados por meio de inúmeros papéis

4. Maior rapidez e precisão na consulta das informações.

Você já usa o Siscomex? Como ele tem ajudado você e a sua empresa no processo de viabilização de importação e exportação, se comparado com os processos realizados antigamente?

Deixe o seu comentário e até o próximo post!

unq o mundo dos negocios maria helena souza

O autor

redação UNQ

redação UNQ

Faça um comentário!

Comentários

  1. Realmente neste quesito o Brasil evoluiu bastante, com Siscomex melhorou muito, pena que os órgãos anuentes não caminham neste ritmo. Vale a pena estes espaços abordar este tema também. Um abraço!