Blog da UNQ

As Consequências de uma Administração (In)Adequada

Outro dia, comentávamos sobre a administração moderna, que se atualiza às novidades e atende as necessidades da forma mais rápida possível. Neste caminho, sabemos que administração pública tem uma necessidade ainda maior, já que muitas mudanças aconteceram na última década.

Ontem, o Google anunciou que vai investir 150 milhões de euros em jornalismo digital na Europa com o intuito de amenizar as cobranças feitas pela União Europeia. Uma decisão rápida para não perder este mercado influente. Há alguns anos, o mesmo Google decidiu não se adequar às exigências do Governo Chinês e acabou perdendo aquele mercado. Hoje, nenhuma ferramenta da empresa funciona naquele país. Ou seja, cada decisão, de mudança ou não, gera consequências no resultado obtido.

Ontem, também, tivemos a execução do brasileiro traficante na Indonésia. Sabido da ilegalidade do ato, ele arriscou sua vida ao infringir a lei do país, talvez, baseado na impunidade brasileira. Com certeza, dificilmente algum brasileiro repetirá o feito. Claro que, aqui, não é apologia à pena de morte, apenas a ratificação de que cada decisão tem sua consequência. Tanto a decisão do brasileiro quanto a decisão do governo da Indonésia pela execução.

Em contraponto, ontem, tivemos na nossa região o velório da Dra. Mirella Peruchi, assassinada covardemente por um meliante de 17 anos. Não há dúvidas sobre a grande pessoa que foi, a imensa falta que fará e sobre o tamanho dos seus valores. Estes mesmos valores que hoje se contrapõem aos valores da nossa administração pública e se transformam em símbolo de mudança. Mudanças de uma administração moderna com soluções inteligentes, ágeis, baseadas nas necessidades do cidadão e não no interesse particular.

Hoje, a economia se mistura à polícia, pois as consequências das decisões refletem em todos os aspectos da vida. Que Deus segure firme na mão da Mirela e dos seus familiares e nos dê sabedoria para entender os acontecimentos e principalmente reivindicar as mudanças necessárias na administração da nossa cidade, nosso estado e nosso país. Tem muita coisa errada…muitos valores de ponta-cabeça.

Por ora era isso! Um grande abraço!

Marcelo Raupp

 

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!