10 vantagens em utilizar uma assessoria em importação
Um processo de importação é formado por rotinas administrativas que englobam diversas áreas de conhecimento tais como rotinas comerciais, processos tributários, legislações internacionais, classificação fiscal, interface com órgãos anuentes, processos aduaneiros e logística internacional. Além das áreas técnicas, muitas habilidades tácitas são importantes quando se negocia com o exterior, principalmente a habilidade na comunicação em idiomas estrangeiros e o conhecimento cultural dos países com os quais se deseja comercializar e por isso listamos 10 vantagens em utilizar uma assessoria em importação.
O Brasil, de forma geral, é um país que possui políticas protecionistas de comércio internacional e um sistema tributário complexo, o que muitas vezes, dificulta os negócios internacionais. Muitas empresas têm capacidade e interesse de importar produtos, mas devido ao medo da complexidade nos processos, acabam afastando-se das oportunidades globais.
Com o intuito de auxiliar as empresas que querem começar a adquirir produtos no exterior, as empresas comerciais importadoras, especializadas em administrar processos de importação, surgem no mercado como uma alternativa de gestão de processos, oferecendo os serviços de terceirização em importação.
E quais são as 10 vantagens em se terceirizar os processos operacionais de comércio exterior com uma empresa comercial importadora?
-
Foco nas atividades fim:
Uma indústria tem como objetivo principal produzir seus produtos com boa qualidade e preços baixos. Uma loja de e-commerce tem como fim comercializar, através de uma plataforma digital, produtos com boa qualidade e preços baixos. Mesmo que em ambos os cenários, as empresas venham necessitar da importação para adquirir matérias-primas e outros produtos, a importação não é a atividade fim destas empresas, mas requer investimentos elevados para uma boa gestão dos processos. Assim, a terceirização dos processos de importação possibilita que as empresas possam se concentrar em seu “core business” sem a necessidade de aumentar seus custos administrativos com o desenvolvimento de uma equipe operacional especializada. A aquisição de assessoria nas atividades secundárias permite que a empresa concentre seus esforços em seus pontos fortes, e adquira o conhecimento especializado das empresas terceirizadas.
-
Conhecimento multidisciplinar:
As competências necessárias na gestão de importação são conhecimentos especializados de diversas subáreas. Os cursos de graduação Direito, por exemplo, cobrem muito pouco sobre direito internacional. Da mesma forma, a graduação em Ciências Contábeis não aprofunda as rotinas contábeis do comércio exterior. Os cursos de administração não conseguem ter uma abrangência vasta nos aspectos culturais e de negociação internacional. A contratação de uma assessoria em importação possibilita que as empresas consigam obter este alto grau de especialização com uma boa relação custo x benefício.
-
Otimização no desenvolvimento de fornecedores internacionais:
Um dos maiores receios das empresas ao iniciar suas importações é o desenvolvimento de fornecedores. O medo de comprar um produto importado e recebê-lo com a qualidade inferior à esperada. O risco no comércio internacional existe, da mesma forma em que existe o risco ao se comercializar localmente. As empresas comerciais importadoras, lidam no seu dia-a-dia com o desenvolvimento de fornecedores internacionais, tendo em sua carteira uma vasta base de dados de fornecedores já inspecionados e homologados, diminuindo o risco da realização de negócios com fornecedores duvidosos.
-
Classificação fiscal dos produtos pode evitar problemas
Um dos maiores problemas na importação ocorre quando uma empresa importa um produto, mas pelo desconhecimento de alguma norma, este pode acabar ficando no porto por mais tempo do que o esperado. O tratamento administrativo dos produtos é um dos procedimentos mais importantes na importação. O tratamento administrativo define os tributos a serem pagos na importação, bem como as normas impostas na nacionalização. As empresas comerciais importadoras incorporam a classificação fiscal e o tratamento administrativos diariamente em suas rotinas administrativas auxiliando os clientes a evitarem surpresas negativas em suas importações.
-
Comerciais importadoras com bom rating financeiro ajudam na negociação de prazos de pagamento
É comum nas primeiras importações, que os fornecedores não concedam prazo de pagamento aos importadores. Como as empresas comerciais importadoras têm em seu DNA a comercialização internacional, é comum que um bom histórico financeiro dessas empresas, possa beneficiar seus clientes no recebimento de crédito, já no pagamento das primeiras operações.
-
Redução nas taxas cambiais em pagamentos internacionais
A oscilação cambial é também um aspecto que gera muitas incertezas nas importações. As diferenças entre as taxas cambiais e tarifas de contrato ofertadas por bancos e corretoras de câmbio, traz insegurança aos novos entrantes no comércio internacional. A rotina comercial em que as comerciais importadoras estão inseridas, permite com que elas acabem negociando condições diferenciadas com as instituições financeiras e, pelo volume negociado, acabam consequentemente trazendo também benefícios aos seus clientes.
-
Redução nos custos logísticos
A economia de escala também pode ser verificada na logística internacional, tanto no transporte internacional quanto nos processos portuários. O volume contratado pelas empresas comerciais importadoras nos serviços de transporte internacional e portuários, permite uma negociação diferenciada das condições comerciais ofertadas por estes operadores logísticos.
-
Monitoramento nas mudanças tributárias e administrativas nas importações
As características protecionistas do governo brasileiro e a complexidade tributária do país, demandam uma análise e monitoramento cuidadoso e constante acerca da carga tributária dos produtos, da mudança de legislação e processos aduaneiros, das exigências de licenças pré-embarque, da anuência dos órgãos fiscalizadores, etc. O monitoramento diário dos processos de importação auxilia muito na análise de mudanças tributárias e administrativas exigidas pelo governo brasileiro e minimiza os custos e os riscos no comércio internacional.
-
Suporte nas negociações internacionais
As empresas especializadas em comércio exterior normalmente contam com profissionais que possuem experiência internacional, e possuem habilidades em diferentes idiomas estrangeiros. A fluência em idiomas internacionais evita falhas de comunicação e reduz o tempo de negociação entre as partes.
-
Competências interculturais auxiliam negociações
O idioma não é o único aspecto importante nas negociações internacionais. Conhecer bem as culturas, costumes, estilos de vida, gestos, formas de conduzir negócios, religião, são características que divergem muito de país para país. Ao visitar e negociar um país, é fundamental conhecer bem os aspectos culturais e buscar entender até que ponto uma atitude pode atrapalhar uma negociação.
O autor
Renato Barata Gomes
Inovação, Tecnologia e GlobalizaçãoSócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.