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É possível exportar para a China?

Quando se fala em China, pensamos imediatamente nos produtos que podemos encontrar lá para importar. A condição de produção, a disciplina chinesa e a própria condição desvalorizada da moeda nos levam a pensar na China como fonte de suprimento.

Entretanto, se pensarmos pelo outro lado, também podemos encontrar um mercado consumidor cheio de anseios por produtos brasileiros. Afinal, é um mercado com 1,4 bilhões de pessoas se abrindo para a cultura ocidental, cheio de curiosidades sobre novos produtos.

Nesta linha de pensamento, uma grife mineira tem apostado na exportação de biquínis brasileiros diferenciados. Como este produto traz todo o requinte natural da sensualidade da mulher brasileira, além dos mercados europeus e americanos, a marca tem exportado para a China, que atualmente consome 8% da sua produção total.

Buscar ideias assim, com o carimbo do que temos de sucesso por aqui, pode ser uma grande passo para o mundo dos negócios. O importante, nestes casos, é criar parcerias locais e certificar que o produto não será copiado e produzido lá sem o devido glamour oferecido.

Um outro exemplo, é de uma grife mineira de lingerie, a qual tem buscado diferenciar seus produtos para alcançar também o mercado exterior, colocando GPS e diamantes em sutiãs e calcinhas. Além das joias, que elevam o produto em alguns casos a R$100 mil, o GPS dá uma segurança maior sobre a localização da lingerie e principalmente da mulher que estará usando. Uma tranquilidade global para o maridão.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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