6 dicas para otimizar uma visita de negócios à China
A China é atualmente o principal parceiro comercial do Brasil. Desta forma, é natural a aproximação comercial entre empresas destes países. Entretanto, a diferença cultural existente entre o nosso país e o gigante asiático, gera certa resistência e muitos brasileiros acabam postergando uma viagem à China com medo do choque cultural. Assim, o artigo de hoje traz algumas dicas para otimizar uma visita de negócios à China.
Visto de entrada
É mandatório o visto de entrada na China por brasileiros. O visto pode ser feito pessoalmente na Embaixada da China ou através de um despachante especializado. É muito importante escolher um despachante especializado e que tenha experiência com vistos chineses, caso contrário, é comum viajantes terem problemas como atrasos, retrabalho no preenchimento de documentos e custos elevados na emissão do visto chinês.
Há alguns anos, a embaixada concedia normalmente vistos de uma ou duas entradas. Vistos de múltiplas entradas não era uma tarefa fácil. A partir do ano passado, a China passou a conceder vistos de múltiplas entradas com validade de 5 anos o que facilitou muito o processo burocrático na emissão do visto chinês.
Passagens aéreas
Como existem diversas conexões disponíveis para chegar à China, é muito importante pesquisar com antecedência as disponibilidades de voos, comparar preços e também comparar os horários de espera entre conexões, inclusive os pernoites em conexões. As conexões mais utilizadas nas viagens à China são Estados Unidos, Europa, África do Sul e Emirados Árabes. Algumas conexões já vão direto para a China e outros preferem ir até Hong Kong e depois ir à China de trem, ônibus ou avião.
Hotéis
O hotel é sempre um aspecto interessante nas viagens internacionais. Como na China, a comunicação é prejudicada pela barreira do idioma, pegar um táxi nem sempre é uma tarefa fácil. Sendo assim, o metrô acaba sendo uma ótima alternativa de transporte. Por isso, selecionar um hotel perto de estações estratégicas de metrô é uma grande vantagem.
Sites especializados em hotelaria ajudam muito a verificar a localização, verificar os comentários escritos por outros hóspedes e também identificar um hotel com uma boa relação custo x benefício. Ao chegar no hotel, peça sempre na recepção para um chinês escrever o nome do hotel em mandarim. Muitas vezes os chineses têm dificuldade em entender o alfabeto romano. Por isso, ter o nome do hotel escrito em mandarim evitará maiores dores de cabeça.
Cartão de Crédito
Turistas na China tem bastante dificuldade em utilizar cartão de crédito, inclusive em hotéis. É importante trocar dólares aqui no Brasil e levar dinheiro em espécie nas viagens à China.
Inglês
Nas feiras de negócio e em lugares turísticos os chineses até arranham um inglês. É importante estar acompanhado de pessoas que dominam o idioma para minimizar os problemas de comunicação durante a viagem.
Feira de Cantão ou outras feiras de negócio?
Normalmente, as visitas à China estão relacionadas a viagens de negócio e a Feira de Cantão é, certamente, um dos destinos de negócio mais procurados pelos brasileiros. Mas é frequente a seguinte dúvida: Devemos ir a Feira de Cantão ou escolher outras feiras na China? A resposta para esta pergunta é sempre: Depende!
A escolha da feira apropriada dependerá sempre do propósito do negócio, do perfil do empreendedor e do que se busca na feira. A “Canton Fair” é a maior feira multissetorial do mundo e ocorre duas vezes ao ano, uma edição em Maio e outra em Outubro. Composta de 3 fases divididas em 3 semanas, são elas:
- Na primeira fase, encontram-se produtos das áreas de eletrônicos, eletrodomésticos, iluminação, maquinário, energia, materiais de construção, veículos e acessórios automotivos, ferramentas, produtos químicos.
- A segunda fase é destinada para produtos de consumo, presentes, e artigos de decoração doméstica.
- Finalmente, a fase 3 possui produtos de escritório, malas, produtos para recreação, equipamentos médicos e produtos para saúde, alimentos, sapatos, produtos da indústria têxtil e de aviamentos.
Para pessoas que buscam agregar produtos ao seu portfólio, encontrar produtos para iniciar um negócio novo, e prospectam produtos diversificados, certamente a Feira de Cantão é uma ótima alternativa e deve ser visitada.
Entretanto, para aqueles profissionais que buscam desenvolver novos fornecedores de um produto específico ou de poucos produtos de uma mesma indústria, a Feira de Cantão, poderá ser pouco aproveitada pois, apesar de ser uma
feira gigante, muitas vezes um setor específico não é muito representativo na feira, e pode-se não encontrar a quantidade de opções esperada. Neste caso, selecionar uma feira específica do setor desejado certamente é a melhor opção.
Boa viagem!
Traçar os objetivos da viagem, planejar a viagem com antecedência e estar com a mente aberta para uma imersão cultural diferente, certamente são os pontos chaves para ter uma viagem prazerosa na China. Yí lù píng na!
O autor
Renato Barata Gomes
Inovação, Tecnologia e GlobalizaçãoSócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.