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Um País nos Classificados do Mundo

Nos últimos meses, temos visto o Governo em uma busca desesperada por parceiros internacionais interessados em desenvolver a infraestrutura brasileira. Tem sido praticamente um desafio comercial vender a ideia de investir em um país com o histórico incontável de corrupção e obras superfaturadas como o nosso. Eu diria que é como vender revista masculina na igreja. É preciso uma boa argumentação sobre os benefícios paralelos além do ponto principal.

Neste mar de esperança, fontes do governo dizem que a Caixa Econômica Federal e o Banco Industrial e Comercial da China estão prestes a criar um fundo de investimento em infraestrutura no valor de USD50 bilhões. Este fundo seria financiado totalmente pelo Banco Chinês e estaria apenas dependendo de alguns ajustes regulatórios sobre a utilização dos recursos.

Basicamente, o objetivo do fundo é estabelecer uma ferrovia que saia do Brasil e vá até o Peru. Lá, o transporte marítimo até a China ficaria facilitado, aproximando as empresas exportadoras brasileiras dos potenciais importadores chineses. Ou seja, as empresas brasileiras que quisessem exportar para a China, levariam de trem sua mercadoria até o Porto Peruano e de lá a mercadoria iria para o país asiático. Ganhariam, assim, tempo e custo.

Por um lado, ficamos na expectativa do desenvolvimento. Por outro, nos inquietamos pelas decisões do governo. E entre estes dois opostos, a principal esperança é a de recuperar a confiança perdida para nos aconchegarmos na certeza de que nossos impostos serão alocados nos lugares certos sem precisarmos colocar o Brasil desta forma nos classificados do mundo.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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