Dica de viagem à China – parte 3
Nos outros posts onde abordamos a ida à China, falamos do visto e da passagem, primeiramente, e depois sobre a chegada e a estada. Embora a viagem tenha suas particularidades, dependendo do objetivo e da região, trazemos abaixo outros dois aspectos que complementam esta jornada.
Para particularidades, as quais não estejam explícitas, consulte-nos que voltaremos com todas as dicas completas.
Visitas a Feiras
A visita a feiras pode ser um bom início de um grande negócio. Afinal, é onde estão aglomeradas empresas de segmentos similares e que podem dar uma resposta completa às demandas da empresa. A China é especialista nisso, seja de segmentos específicos ou multisetoriais.
A mais conhecida, a Canton Fair, é uma boa porta de entrada, mas as feiras específicas podem dar resultados mais completos, caso as necessidades de suprimentos e melhorias necessárias já estejam bem claras.
Para a maioria delas, o registro antecipado é interessante. A quantidade de pessoas nestes locais é imensa e todo planejamento pode ser um diferencial na entrada. Nem sempre o taxi é a melhor opção de deslocamento, embora pareça mais conveniente. Na maioridade das grandes cidades chinesas é possível fazer uso do metrô com mais eficiência.
Visita a Fábricas
Se houver a oportunidade de visitar as fábricas, certifique que o que você quer ver estará disponível na visita. Se você quiser ver o processo produtivo, por exemplo, trate desta questão antes de viajar com o seu contato. Lembre-se que o óbvio nunca é obvio para o chinês.
Uma boa oportunidade de desenvolver relacionamento, é convidá-los para jantar. Como muito bons anfitriões, os chineses prepararão o melhor local, normalmente em salas reservadas, e bastante comida e bebida. Os lugares são específicos e o chefe estará mais afastado da porta, enquanto estará mais próximo aquele responsável por pagar a conta e fazer todo o necessário para atender bem os brasileiros.
O empresário normalmente é designado para sentar ao lado do chefe chinês para que ali sejam desenvolvidas as expectativas de negócios e a confiança.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.