Blog da UNQ

Transporte internacional: como fazer cotação?

Devo cotar com diversas empresas para obter o melhor valor de transporte internacional ou devo delegar esta tarefa a um parceiro designado a organizar os transportes das minhas mercadorias?

Pois bem! É muito comum que as empresas busquem orçamentos com alguns agentes de cargas antes de fechar o transporte internacional, assim como fazemos no cotidiano com coisas mais simples, sempre buscando o melhor custo e benefício.

Essa tarefa de cotar e re-cotar a cada processo em muitos casos acaba demandando muito tempo e dedicação na rotina de trabalho das empresas, que costumam delegar esta tarefa a um departamento com outros atributos, que em muitos casos não possuem conhecimento suficiente para avaliar se o serviço oferecido se enquadra nas necessidades daquele transporte em questão e as possíveis informações que podem estar nas entrelinhas e pouco são observadas na hora de planilhar as ofertas.

transporte internacional cotação unq o mundo dos negocios importacao exportacao

Além disso, a busca por tarifas mais competitivas e a grande concorrência no mercado de agenciamento de frete internacional, faz com que muitas empresas forneçam apenas preço e não o serviço mais adequado para o transporte das mercadorias. Isso pode mais na frente trazer alguns desconfortos, atrasos no embarque e custos extras que em muitos casos se sobrepõem a diferença entre ter optado pelo serviço adequado lá no início na tomada de decisão do fechamento do frete.

No final, o que podemos concluir sobre o transporte internacional e cotações?

A verdade é que o transporte internacional é bastante complexo e precisamos antever muitas situações e estar constantemente atualizados, pois esse seguimento sofre constantes variações e influências exteriores que precisam ser administradas no decorrer do processo, fazendo com que muitas das informações repassadas inicialmente sofram alterações.

Por isso é importante que o agente de carga que será designado a organizar todo o processo, esteja familiarizado com as particularidades na hora de escolher o serviço mais adequado. Não havendo a possibilidade de nomear um parceiro fixo que possa exercer este papel de organizar e escolher o melhor custo e benefício para o transporte, uma outra dica é dividir entre 2 ou 3 agentes, dependendo do volume de processos da sua empresa, fornecedores fixos que possibilitem ao agente montar um rotina de trabalho, aqui no Brasil e no país origem, e assim gerenciar de forma mais assertiva os processos.

Se você ainda não tem um parceiro que possa lhe dar a confiabilidade e segurança para ajudar a gerir os processos de importação da sua empresa de forma mais assertiva, entre em contato conosco: rafael@ethima.com.br / Fone: 47 3349-2767

O autor

CARLOS CASTRO

CARLOS CASTRO

Transportes Internacionais

Administrador de empresas (IFES, Brasil). Experiência de mais de 17 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento na área de agenciamento de cargas internacional (aéreo, marítimo, rodoviário e projetos). Experiência em desenvolvimento de parceiros no Brasil e no Exterior com viagens realizadas para Ásia, Europa e Estados Unidos. Manager business development na Ethima Logistics.

Faça um comentário!