A solução tem sido alugar o Brasil
Os problemas de infraestrutura no Brasil são pautas constantes pela ineficiência que eles promovem às empresas. Por isso, temos ouvido bastante sobre programas de concessões que o governo tem trabalhado para estimular o desenvolvimento. Mas o caro leitor já pensou o que quer dizer este programa de concessões?
A constituição brasileira, em seu art. 21, trata dos serviços que são de responsabilidade da União, ou seja, o governo federal. Dentre eles, estão a infraestrutura aeroportuária, os portos marítimos, fluviais e lacustres, os serviços de transporte rodoviários de passageiros e os serviços de transporte ferroviários. Sem condições próprias de investimentos nestas áreas, o governo tem procurado parceiros interessados neste investimento e na exploração do serviço através destas concessões, permitidos pela constituição no mesmo artigo. Na prática, este programa de concessões objetiva encontrar parceiros que possam fazer aquilo que o governo não consegue.
O Porto de Itajaí, por exemplo, possui a parte de administração pública e a parte de administração privada, essa segunda através da concessão para um grupo dinamarquês. Pela diferença de condições, praticamente todos os processos atracam pela parte privada. E isso temos visto em grande parte da condição atual, em diferentes grupos de investidores, e é o que se direciona para o futuro.
A parte positiva é que é possível compensar a ineficácia governamental com investimentos internacionais privados. O ponto negativo é que o foco dos investidores não é exatamente o desenvolvimento do país, mas sim os seus próprios lucros, o que limita as expectativas no crescimento econômico. É a mesma coisa, caro leitor, quando é preciso fazer melhorias no apartamento alugado. Há sempre uma análise de ganho e perda sobre o valor investido. E é isso que tem acontecido com as concessões na exploração da infraestrutura brasileira. Os grupos privados de investidores buscam o lucro e não o desenvolvimento. Como já dizia o Raul Seixas, a solução tem sido alugar o Brasil. O problema é o preço pago!
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.