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Santa Catarina Mais Perto das Exportações Brasileiras

Na última sexta-feira, a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, FIESC, apresentou os dados formatados da balança comercial catarinense do mês de maio. Em geral, os números ilustram a dificuldade da economia que temos falado bastante aqui e aproximam um pouco mais Santa Catarina à realidade da média nacional.

Exportados

Mais uma vez, as expectativas de aumento das exportações, pelo novo patamar cambial, foram frustradas e o resultado trouxe uma redução de 3,6% em relação a abril. Enquanto em Santa Catarina tivemos este revés, na soma geral dos estados brasileiros, houve um aumento de 10,64% no valor exportado no mesmo período. Em maio, Santa Catarina foi responsável por 4,52% da exportações realizadas pelo Brasil. Em abril, este participação era de 5,2%, evidenciando uma diminuição proporcional das exportações catarinenses.

Dentre os produtos mais exportados por Santa Catarina estão o Frango e a Soja, esta última com desempenho de maior volume, representando 18% do total. Outro produto que merece destaque pelo crescimento é o Tabaco, o qual representa 6% do volume total e teve um aumento de praticamente 15,49%, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Olhando os números, arrisco dizer que este mês de junho deve ser bem mais favorável para as exportações da região. Com o fim do embargo das carnes por África do Sul, Arábia Saudita, China e Iraque, o que deve aumentar o número de produto exportado, e o aumento do preço da soja na bolsa de Chicago, o que deve aumentar o valor exportado, os números prometem aumentos consideráveis. É o que todo catarinense espera.

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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