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É viável importar com o dólar alto?

Com este primeiro post, começamos este espaço sobre o mundo dos negócios. A ideia é debater conceitos e informações atuais para entender como as coisas que acontecem no mundo podem influenciar o nosso dia a dia.

Como, por exemplo, entender o porquê das variações cambiais e como isso pode ensejar caminhos diferentes na busca por vantagem competitiva. E, no final de tudo, entendendo as particularidades dos negócios no mundo, podermos estimular oportunidades de melhorias para os nossos negócios.

Muita gente me pergunta se, com a alta do dólar, as importações se tornaram inviáveis. A minha resposta categórica é “não”. É fato que o custo dos produtos importados aumentou, mas proporcionalmente os produtos nacionais também.

A primeira alternativa é aperfeiçoar o processo de importação atual para aumentar os ganhos da compra internacional. Outra alternativa é buscar agregar valor ao produto importado para aumentar a percepção de valor do cliente. Assim, as vantagens não se limitam ao custo do produto, mas também na diferenciação do mesmo. Para ambas alternativas, a participação de uma assessoria especializada é fundamental.

Dentro dessa ideia de diferenciação, uma empresa brasileira apresentou na semana passada uma cerveja importada da Bélgica feita com flocos de ouro. A cerveja custará R$230,00 e atenderá um nicho especial de festas, sendo potencial substituto de champanhe. Para termos uma noção maior do valor do produto, cada gole custará em torno de R$5,00, o preço médio de uma cerveja comum. Claro que é um caso especial e podemos ser mais sutis nos nossos negócios. Mas com certeza, exemplifica como podemos trabalhar nos detalhes para poder tirar vantagem competitiva das importações.

Por hoje era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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Comentários

  1. Atualmente para mim a importação é uma das principais fontes de renda. Compro barato e revendo no Mercado Livre com ótimas margens de lucro.