Blog da UNQ

Os Problemas da Grécia no Brasil

Naturalmente, existe o temor de que a Grécia não consiga pagar ao FMI a parcela de empréstimo que vence no final do mês. Caso isso de fato ocorra, algumas consequências negativas estão na lista e, dentre elas, a possibilidade de o país deixar a zona do euro. Mas como a crise na Grécia e a possibilidade de não cumprir com as suas responsabilidades de pagamentos podem prejudicar o Brasil?

É certo que a proximidade das economias, tendo em vista este processo de globalização, pode gerar um efeito dominó, atingindo os países europeus mais vulneráveis e, logo em seguida, outras economias em crescimento. No Brasil, o impacto imediato seria no câmbio, já que um desgaste econômico assim preocupa os investidores e, o risco de perder o dinheiro investido, faz com que os investidores resgatem seus investimentos e os mantenham nos lugares mais seguros possíveis. Tendo em vista a percepção de risco no Brasil, aqui não seria o local mais seguro e haveria uma tendência de fuga de dólares do país, reduzindo a disponibilidade e aumentando o valor da moeda americana.

Com a iminência do problema e as negociações já há algum tempo, o mercado tem assimilado as mudanças e os riscos aos poucos, sem gerar um boom de uma hora para outra. Afinal, a percepção de cada investidor é diferente. Por isso, no dia a dia, temos sentido a repercussão das dificuldades da Grécia, mesmo sem a confirmação da falta de pagamento ainda. É a mesma coisa para os associados do Tigre. No ano passado, alguns sentiram as dificuldades aos poucos e foram saindo. Quando o time foi rebaixado, uma grande parte saiu. A partir do momento que o clube passar mais segurança de resultados aos torcedores, certamente, mais associados aparecerão. É isso que acontece com os investidores no mercado global. Dilemas entre riscos e resultados são sempre ponderados.

Para ouvir o comentário, acesse o link: http://www.difusora910.com.br/player-podcast/podcasts/T3BpbmnjbyAtIE1hcmNlbG8gUmF1cHA=/c0f3ba93b93baa0c537cc600f5973be6.mp3

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!