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Os Objetivos do Plano Nacional de Exportações

Como falamos algumas vezes por aqui, ontem, a presidente Dilma lançou o Plano Nacional de Exportações com o objetivo de ampliar o comércio exterior do país. O plano prevê maiores financiamentos para as empresas exportarem, diversificação de acordos com países para estimular o mercado brasileiro no exterior e a tentativa de desburocratizar os processos. Na verdade, a intenção com esse plano é buscar os consumidores que o Brasil atual não tem. Ou seja, o governo brasileiro tenta compensar a falta de condição de compra do brasileiro, encontrando consumidores com maior poder de compra no exterior.

Esta falta de consumo no Brasil hoje é causada principalmente pela inflação e pela dificuldade de crédito. Sem compradores para os seus produtos, as empresas ficam com dificuldades de cumprir com suas resposabilidades, inclusive os salários dos funcionários. Consequentemente, as demissões acontecem e, sem emprego, a condição de compra do brasileiro piora ainda mais. Para acabar com este ciclo, o governo então estimula as exportações para suprir essa demanda inexistente e propiciar maiores condições às empresas. Com o aumento da rentabilidade com as vendas no exterior, as empresas conseguem empregar mais e, naturalmente, o poder de compra do brasileiro volta a aumentar. Por isso, este trabalho intenso para estimular as exportações, o qual, na verdade, é a saída mais tangível para a situação econômica brasileira.

Resumidamente, o Plano Nacional de Exportações é uma oportunidade para estimular as vendas, a produtividade e a condição para as empresas se manterem no mercado. O diferencial está na forma de as empresas fazerem a leitura. A semente foi dada. Agora, depende de cada empresa a profissionalização e a condição para essa semente gerar frutos.

Para ouvir o comentário, acesse o link: http://www.difusora910.com.br/player-podcast/podcasts/T3BpbmnjbyAtIE1hcmNlbG8gUmF1cHA=/b1b53f21ac2d936382a6feb5ab411824.mp3

Por ora era isso! na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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