Blog da UNQ

Mais uma Empresa Chinesa de Qualidade

Apesar do cenário parecer pouco favorável às empresas, algumas companhias estrangeiras têm visto o mercado brasileiro de uma forma diferente. Um exemplo disso é a empresa chinesa produtora de Smartphones, Xiaomi (lê-se Cháumi), que lançou seus primeiros produtos no Brasil esta semana.

Para os que ainda tem o preconceito de que produto chinês é sinônimo de produto ruim, é bom lembrar que há muitas empresas sérias, que investem em pesquisa, inovação e tecnologia no país oriental. É só questão de encontrar os parceiros confiáveis que deem sustentabilidade aos negócios. Afinal, a China consumiu em 2014, mais de 400 milhões de Smartphones e, naturalmente, com essa demanda gigantesca, acabou se especializando no assunto. É o que acontece com outros produtos também. Pela grande demanda, o país acaba se especializando na produção, desenvolvendo capacidade de oferecer produtos com qualidade.

No caso dos celulares da Xiaomi, a expectativa é de conhecermos uma nova linha de Smartphones modernos e funcionais com preços mais acessíveis. A marca aqui será conhecida como “Mi”. O interessante é que a empresa decidiu investir no mercado brasileiro em um momento de recessão evidente, de falta de consumo. Claro que isso tudo faz parte da oportunidade vislumbrada pela Xiaomi, que sabe que o Brasil é um mercado crescente no consumo de aparelhos celulares.

smartphone

Um fator importante que sinaliza este potencial de crescimento é que, diferente dos chineses, o brasileiro ainda está descobrindo as facilidades dos smartphones. Este vício relativamente novo por aqui, somado a preços mais acessíveis, formou o cenário ideal para a marca entrar no Brasil, mesmo em momento de insegurança na economia.

Baseada neste paradigma sobre a qualidade chinesa e na condição econômica do país, a empresa aposta na estratégia de preços atrativos e no slogan “chega de mimimi”. Este exemplo da Xiaomi vem para ilustrar o grande desafio das empresas no mercado globalizado – encontrar nas ameaças as grandes oportunidades.

Para ouvir o comentário acesse o link: http://www.difusora910.com.br/player-podcast/podcasts/T3BpbmnjbyAtIE1hcmNlbG8gUmF1cHA=/09220e429538c47be2ce86e88334f26c.mp3

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!