As grandes oportunidades estão na crise
Ontem, ouvi uma entrevista que me comoveu. Um empresário apresentava o desespero pelas dificuldades que enfrentava e, principalmente, ilustrava empiricamente a situação de centenas de empresários na mesma situação. O aumento dos tributos no momento em que ampliava o parque fabril acabou com a expectativa de dobrar o faturamento, que caiu pela metade. A falta de amparo do governo, que não perdoa na cobrança dos tributos, faz aquele homem sofrer o risco da perda de tudo o que construiu.
Uma das afirmações, no entanto, me chamou bastante a atenção: a entrada dos produtos chineses. É fácil entender a dificuldade de competir com produtos mais baratos e, muitas vezes, de melhor qualidade. Entretanto, não podemos colocar mais a globalização como problema, ela é um a realidade sem volta. Não é possível mais fugir da concorrência globalizada. É preciso, sim, encontrar as oportunidades de um mundo que vende e compra de qualquer lugar.
Começar a entender aonde o produto pode chegar e quais produtos podem suprir com melhor condição através da participação de feiras é um passo importante. Hoje, os primeiros contatos com potenciais clientes e fornecedores internacionais podem ser feitos ainda no Brasil, já que as empresas globalizadas têm vindo pra cá. As feiras são grandes fontes de oportunidades. Participar de eventos realizados fora do país, acompanhados de uma empresa especializada, é também uma outra oportunidade com resultados mais rápidos.
Claro que, participando ou não de feiras, as crises continuarão a existir. A diferença estará na forma de lidar com elas. Encontrar culpados para as dificuldades é a parte fácil da situação. Podemos listar 4 ou 5 sem pensar muito, estejam eles fora ou dentro do país. O mais difícil, neste contexto de crise, é sem dúvida buscar, encontrar e trabalhar as alternativas para sair dela.
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.