Blog da UNQ

O que são os BRICS?

Enquanto por aqui São Paulo curtia o seu feriado no dia 9 de julho, na Rússia, a presidente Dilma participava da sessão plenária da VII cúpula dos BRICS. A cúpula dos BRICS é formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que na junção das primeiras letras formam a palavra BRICS (neste caso, é considerado o S de South Africa para a África do Sul). A formação considera os países ditos emergentes, aqueles em desenvolvimento, o que leva à analogia da palavra em inglês “bricks”, que significa tijolos. Ou seja, o local onde os países em construção se unem para trabalhar as suas necessidades de forma conjunta. Vendo por esta ideia, é até bonito de ver.

BEICS

Um dos principais resultados desta sessão especial foi a assinatura para a criação de um banco da cúpula, o qual une o BNDES com os bancos de todos os países participantes. A ideia deste banco cooperado é explorar possibilidades na mobilização de recursos para financiamento e estruturação de projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável, apoiando o crescimento dos países membros, o que parece bem interessante se feito com inteligência.

Em discurso para os participantes da sessão especial dos BRICS, a presidente apresentou suas últimas ações no país com o objetivo de passar mais credibilidade ao mundo. Concomitante e paradoxal a este discurso otimista, o FMI reduzia a expectativa de crescimento do Brasil para – 1,5%. Ou seja, um encolhimento de 1,5% da economia brasileira até o final do ano.

Você, caro leitor, já deve ter recebido na sua casa um vendedor de telefonia celular sem sinal ou um religioso que quer convencer de uma crença diferente da sua. É a mesma coisa que a presidente tem feito em suas manifestações. São na prática ações governamentais em detrimento do bem estar das empresas e dos cidadãos, sem resultados e nem expectativas, conflitando com uma conivência do excesso de gastos públicos desnecessários, à espera de que todos acreditem e apoiem. Eu não volto à loja que me vende mercadoria com problema. E você?

Para ouvir o comentário acesse o link http://www.difusora910.com.br/player-podcast/podcasts/T3BpbmnjbyAtIE1hcmNlbG8gUmF1cHA=/d5e5cc8c3a88cda8400619cb7758b850.mp3

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!