Blog da UNQ

Moçambique: relações comerciais com país africano aumentam mais de 125% em dez anos

Moçambique: relações comerciais com país africano aumentam mais de 125% em dez anos

Moçambique - Porto

Moçambique – Porto de Maputo

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o intercâmbio comercial entre o Brasil e Moçambique, país africano situado no leste daquele continente, quase triplicou entre 2005 e 2014. As exportações aumentaram em mais de 125% e os números chegam a US$ 74 milhões em negócios, ainda pequenos se comparados aos grandes mercados, mas emascensão nesta década.

Moçambique, cuja capital é Maputo, tem uma forte ligação com o Brasil pela língua portuguesa e as novelas globais que são transmitidas diariamente em canais de TV. Os produtos mais exportados para solo africano é a carne e o frango congelado. A parceria técnica entre empresas brasileiras e de Moçambique já permitem negócios efetivados na mineração, energia, infraestrutura e na agricultura, principalmente pelo solo fértil local.

Para o diretor da UNQ Import Export, Renato Barata Gomes, o mercado moçambicano pode e deve ser explorado. “A evolução nos mostra o potencial de crescimento da relação entre os países. Por isso, é interessante ficar atento às oportunidades que Moçambique pode oferecer na compra dos produtos brasileiros, da mesma forma como aconteceu com Angola nos últimos anos”, aponta.

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!