Maioria das indústrias prevê ampliação das exportações em 2016
Maioria das indústrias prevê ampliação das exportações em 2016
Pesquisa foi desenvolvida com empresários pela CNI
A indústria brasileira aposta nas vendas externas para compensar a queda do mercado interno. Segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Industria (CNI), 57% das indústrias que exportaram no último ano pretendem elevar as vendas externas nos próximos 12 meses.
A enquete realizada pela CNI entrevistou quase 2.350 empresas de 28 setores da indústria de transformação e extrativista. Das empresas que pretendem exportar 42% acreditam que as exportações vão aumentar a participação em seu faturamento bruto, 45% esperam estabilidade e 12% queda. Segundo 53% dos entrevistados, a principal ação para aumentar ou iniciar as exportações é buscar novos mercados.
Ainda de acordo com a pesquisa, os setores mais dispostos a aumentar as exportações são de máquinas e equipamentos (83% do total de empresas que foram entrevistadas), têxtil (74%) e minerais não metálicos (73%). Das empresas que não exportam 13% pretendem passar a exportar e 14% realizam ações de promoção com esse objetivo.
Para o diretor da UNQ Import Export, o câmbio tem beneficiado os exportadores. “A pesquisa da CNI ratifica o posicionamento de muitos empreendedores depois da valorização do dólar frente ao real. E esse reflexo transforma-se em vendas externas em diferentes setores. Já desenvolvemos planejamentos para que os resultados possam ser ainda mais positivos aos nossos clientes”, finaliza Renato Barata Gomes.
Fonte: Confederação Nacional da Indústria (CNI)
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.