Blog da UNQ

Artigo: Como cinco setores de uma empresa podem ser fundamentais para importação mesmo com a alta do dólar?

Artigo: Como cinco setores de uma empresa podem ser fundamentais para importação mesmo com a alta do dólar?

Importação Exemplo

Em períodos de instabilidade econômica e política, é fundamental que as empresas conheçam bem as oportunidades e os desafios das operações de comércio exterior. A importação deve ser tratada como uma atividade estratégica da empresa e não somente operacional. Todos os setores devem estar envolvidos no projeto de desenvolvimento de um programa de importação. Para isso, todos os departamentos devem estar em sinergia e, dentre elas, elencamos cinco áreas para a Importação Estratégica oferecer o resultado esperado:
1) Setor de Marketing

O responsável pelo setor deve ficar atento às oportunidades de mercado e as tendências de demanda. Conhecendo bem o público consumidor, a empresa estará apta a atender da melhor maneira os seus clientes com importações mais assertivas.

2) Setor de Suprimentos e Almoxarifado

Estes profissionais devem acompanhar continuamente as opções de fornecimento locais para manter os benefícios das aquisições internacionais. Além disso, deve garantir um estoque saudável sem comprometer a produção, com a falta de insumo, ou o financeiro, com o aumento descontrolado de estoque.

UNQ - Imagem Exemplo
3) Setor Financeiro

A área financeira precisa planejar o fluxo de caixa para que haja disponibilidade financeira para cumprir com os pagamentos necessários na importação, evitando, assim, possíveis atrasos e o comprometimento daquilo que foi planejado com aumento de custo e/ou tempo no recebimento.
4) Setor de Contabilidade

A contabilidade deve atuar de forma estratégica, atuando nas conformidades dos processos e na solução para o melhor caminho contábil e fiscal.

5) Direção

O envolvimento da direção é o ponto chave da Importação Estratégica. Assim como todos os outros setores, a diretoria deve dar todo o suporte ao programa de importação, evitando resistências internas e estimulando os profissionais para que a estratégia seja fortalecida nos momentos instáveis.
Enfim, ao atuar de maneira sinérgica, as empresas conseguirão além de dar agilidade em seus processos de aquisição internacional, evitam desperdícios de tempo, de recursos humanos e de recursos financeiros.

Marcelo Raupp
Managing Director UNQ Import Export

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

Faça um comentário!