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Exportações catarinenses crescem mais de 16% em março no comparativo com fevereiro

Exportações catarinenses crescem mais de 16% em março no comparativo com fevereiro

Balança comercial foi divulgada pela Federação da Indústria de Santa Catarina (Fiesc)

Exportação Exemplo 3

No balanço comercial mensal divulgado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), as exportações catarinenses registraram elevação de 16,4% em março no comparativo com fevereiro. O Estado ocupa a nona posição do ranking e responde por 4% das exportações brasileiras.

Segundo o relatório, de janeiro a março de 2016, as exportações catarinenses alcançaram o valor acumulado de US$ 1.589.262.589, o que significa uma queda de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os Estados Unidos continuam como principais parceiros comerciais na compra de insumos catarinenses, entretanto, a participação da China elevou quase 61% no primeiro trimestre. “São alternativas interessantes para os empresários de Santa Catarina. A China se revela um promissor mercado, apesar de que os americanos têm números bem representativos de parceria com os empresários catarinenses”, opina o diretor da UNQ Import Export, Marcelo Raupp.

Seguem como líderes na participação das vendas produtos como frangos e aves, tabaco não-manufaturado e a soja mesmo triturada. Apesar do crescimento das exportações, a balança do primeiro trimestre segue negativa em quase R$ 740 milhões.

 

Argentina

A Argentina retoma o mercado com as mudanças na legislação. Neste primeiro trimestre, a elevação das vendas ao país argentino foi de 13,35%. “O presidente Domingos Macri contribuiu com a retirada de barreiras comerciais que prejudicavam as vendas de insumos brasileiros aos argentinos. Como as mudanças são ainda recentes, esperamos uma participação ainda maior da exportação aos nossos vizinhos”, esclarece Raupp.

 

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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