Exportações Chinesas voltam a crescer em março
Exportações Chinesas voltam a crescer em março
Índice foi elevado em 11,5% no comparativo com fevereiro
As exportações chinesas voltaram a crescer após nove meses de queda. A evolução foi de 11,5% em março, em comparação com o mesmo mês do ano passado. “Este pode ser considerado um sinal de estabilização, tendo visto que exportação é o principal motor da economia chinesa, a segunda maior do mundo”, explica Renato Barata Gomes, diretor da UNQ Import Export.
A recuperação é forte e maior do que o previsto por economistas, que esperavam aumento de 10%. Em fevereiro devido ao feriado do Ano Novo Lunar as exportações chegaram a registrar queda de 25% no ritmo anual, o maior retrocesso em seis anos.
Em março as importações, que sofrem com desaceleração a mais de um ano, registraram queda moderada. Caíram 7,6% (menos que o esperado), em ritmo anual, após quedas de 20% em janeiro e 13,8% em fevereiro.
O superávit comercial da China foi de 29,9 bilhões em março, quase dez vezes superior ao registrado no mesmo período de 2015.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.