Quatro pontos importantes para iniciar o processo de exportação na sua empresa
Quatro pontos importantes para iniciar o processo de exportação na sua empresa
Como iniciar um processo de exportação? Segundo especialistas, desenvolver um produto inovador ou com pequenos diferenciais não é o suficiente. Identificar oportunidades, estar estruturado e vender de forma eficiente exigem tempo e conhecimento.
A seguir, o diretor da UNQ Import Export, de Criciúma, Marcelo Raupp, aponta quatro características e aspectos relevantes para quem vai exportar.
1) Análise Interna
Antes de tudo, o empresário precisa ter controle de sua produção. Por exemplo, saber do total que produz, quanto consegue vender. A seguir, orienta-se para averiguar o país de destino, a logística, a formação de preço de venda.
2) Identifique oportunidades de negócio fora do país
De acordo com Suely de Paula, o melhor caminho é conhecer novos mercados por visitas às feiras e eventos com empresários estrangeiros. “É importante conhecer os futuros clientes e negociar com quem já conhece. Essa ponte pode ser feito também por assessores em Comércio Exterior”, pontua a consultora do Sebrae.
3) Inovação
Principalmente nas micro e pequenas empresas com capacidade de venda limitada, o empreendedor deve criar novos formatos na embalagem, no processo de produção e até no produto para ganhar novos mercados.
4) Análise de despesas específicas
Apesar de tributos do mercado local não incidirem para os exportadores, as taxas portuárias, seguros, dentre outras despesas podem prejudicar toda a operação.
Entretanto, o produto não pode chegar ao país de destino muito acima dos seus concorrentes locais. O uso de trading facilita pela agilidade e a não necessidade de registros específicos em órgãos como Ministério do Desenvolvimento e Comércio Exterior e na Receita Federal. É bom o empresário fazer as contas.
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.