Curiosidades da China
Ni hao! A China, em seu modo, é um mundo a parte. Quanto mais eu venho, mais eu tenho vontade de conhecer mais. Aqui, o Governo estimula o desenvolvimento, mas controla a abertura de mercado para que o equilíbrio do país prevaleça. Fixa o câmbio e disciplina o apoio econômico.
Até meados dos anos 90, não era possível sequer ter contato com o mundo exterior. Hoje, conquista o mundo da sua forma. Há pouco tempo, a Nike quis se estabelecer num região desenvolvida no sul da China. O Governo impôs a condição de que o estabelecimento acontecesse em uma área pobre, para assim desenvolver, e não naquele já desenvolvida. Uma visão diferenciada!
Facebook, Instagram, Blogs em geral e as ferramentas de Google não funcionam por aqui, por exemplo. Ou seja, tudo que possa influenciar de maneira negativa, na visão governamental, não é liberado.
Tecnologia, infraestrutura e comunicação estão bem à frente se compararmos com o Brasil e isso nos dá um alento quando pensamos em negócios na China. Há muita coisa para aprender por aqui e outras tantas para serem exploradas.
Por ora era isso! Um grande abraço! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.