Workshop promovido pela UNQ debate comércio exterior em SC
“Os empresários precisam se unir e juntos lutar por mais infraestrutura, investimentos e incentivo para desenvolverem-se no mercado internacional na essência e não apenas nas oportunidades”. A fala do diretor de economia e negócios do Porto de Imbituba, Marcelo Schlichting, foi um alerta aos mais de cem participantes do workshop “Negócios Internacionais como Solução da Crise”, realizado pela UNQ Import Export e Acic Criciúma. O evento promoveu um debate entre especialistas em comércio exterior de SC. Além de Schlichting, estavam presentes na mesa o secretário de estado Adjunto da Fazenda, Almir José Gorges, a representante da Portonave, Dayane Zaguini, o despachante aduaneiro, Rodrigo Ruckhaber, e os diretores da UNQ Import Export, Marcelo Raupp e Renato Barata Gomes.
O secretário Almir José Gorges ratificou o recado do diretor do porto de Imbituba e complementou: “Empresas de fora estão vindo para Santa Catarina para aproveitar os nossos benefícios e os empresários daqui muitas vezes nem tem conhecimento de tudo o que o estado pode oferecer no âmbito fiscal”. O tratamento tributário diferenciado para empresas que importam por SC é uma destas vantagens citadas por Gorges.
Buscar conhecimento
A falta de experiência e o receio das variações cambiais são motivos para muitos empresários não estarem inseridos nos negócios internacionais de forma constante. “A maioria busca o comércio exterior quando o dólar está favorável. Mas é preciso colocar a importação e a exportação como parte da cultura da empresa. Quando o mercado internacional está no planejamento estratégico a médio e longo prazo, a variação cambial não é impedimento para se ter bons resultados”, explica Dayane Zaguini.
Para Marcelo Raupp, a solução está na busca pelo conhecimento. “O momento do país não permite acomodação e, com a redução da demanda do mercado interno, as empresas precisam voltar seus olhos para as oportunidades que o mundo oferece. Para tanto é necessário informação e preparação para que os negócios estejam prontos para ingressar no mercado internacional”.
O debate marcou o início do Circuito UNQ de Capacitação em Negócios Internacionais que tem mais cinco cursos previstos até o final do ano:
- 22/7 – Introdução a Importação e Exportação
- 20/8 – Importação Estratégica para Resultados Contínuos
- 23/9 – Exportação Estratégica
- 22/10 – Inglês Básico para Negócios
- 26/11 – Despacho Aduaneiro na Prática
Para informações e inscrições, acesse: www.acicri.com.br