Blog da UNQ

Globalização e as diferenças culturais

Globalização
Não podemos falar de comércio exterior sem tocar no tema Globalização. Um assunto tão discutido nos dias de hoje, mas muitas vezes utilizado de forma distorcida. Diversos bestsellers falam em globalização como se não existissem mais barreiras, fronteiras. Alguns dizem que o mundo se tornou uma aldeia global. Muitos, ao pensarem no mundo desta forma, se aventuram nos negócios sem estarem devidamente preparados para os obstáculos que encontrarão ao iniciar o desenvolvimento de projetos de importação, exportação ou outras experiências internacionais.

Diferenças culturais
Um dos primeiros aspectos que nos deparamos quando vamos prospectar negócios internacionais é o aspecto cultural. Dentro de nosso próprio país, já percebemos diferenças culturais acentuadas. Imaginem se pensarmos cultura no âmbito global: idiomas, modo de se vestir, religião, estilo de vida, comportamentos dentro das empresas, condutas éticas, valores, bons modos, sistemas políticos e econômicos, etc. Poderia listar uma infinidade de diferenças encontradas ao cruzarmos as fronteiras entre países, que têm impacto direto na cultura de um país. Cultura internacional é um tema muito especial pois são conhecimentos tácitos que não adquirimos facilmente na escola ou universidade. Precisamos vivenciar a exposição cultural para que possamos compreendê-la melhor.

E por falar em cultura internacional, um mico na Argentina
Em uma viagem de férias à Argentina, um casal foi fazer um passeio em Buenos Aires. Estava chovendo, e eles iriam fazer um passeio com outras pessoas desconhecidas que estavam no mesmo hotel. Ao entrar na van, o marido apresenta sua esposa às outras pessoas dizendo em “portunhol”: “mi mojé” O Argentino sentado ao lado logo respondeu: “Me mojé también”, afirmando que também havia se molhado com a chuva.

Mas deixem os micos só para as férias
A barreira do idioma, que em algumas situações pode resultar em boas risadas, no mundo dos negócios pode gerar grandes transtornos e muitas vezes inviabilizar projetos. Prepare-se ou busque assessoria especializada. O conhecimento de idiomas pode aumentar muito as chances de sucesso nos negócios.

O autor

Renato Barata Gomes

Renato Barata Gomes

Inovação, Tecnologia e Globalização

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Engenheiro de Controle e Automação (PUCRS, Brasil). M.Sc. em Engenharia de Produção (Technische Universität Hamburg-Harburg, Alemanha). M.B.A. em Gestão Internacional de Tecnologia (Northern Institute of Technology, Alemanha). Experiência internacional de 6 anos na Alemanha, México e Estados Unidos, trabalhando na empresa ThyssenKrupp na área de projetos internacionais. Experiência gerencial na área de comércio exterior, desde 2006.Professor universitário na área de Marketing Internacional, desde 2006.

Faça um comentário!