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A Crise e as Oportunidades do Vestuário

Um dado que chamou a atenção negativamente essa semana veio do Sindivestuário. De acordo com o sindicato que reúne os fabricantes de roupas femininas, masculinas e infanto-juvenis, nos quatro primeiros meses deste ano, 500 confecções fecharam as portas no país. É mais um setor onde os empresários afirmam que é a pior crise dos últimos 20 anos.

Como já analisamos aqui, há um problema de consumo indubitável no Brasil e o desafio do empresário é buscar alternativas para enfrentar a crise. Como a concorrência global no vestuário é intensa (afinal, a China tem batido à porta há tempos), a única saída das empresas é tratar de frente as oportunidades dessa abertura do mercado internacional, seja importando e/ou exportando. Ao buscar alternativas de compra no exterior, a empresa pode, além de reduzir seus custos, encontrar produtos diferenciados para agregar ao seu portfólio. No outro lado, ao buscar clientes no exterior, a empresa pode encontrar compradores com perfis diferentes e obter maior liquidez nas negociações com a utilização de um câmbio favorável.

Independentemente do tamanho da empresa, as oportunidades nos negócios internacionais estão à disposição. E, neste caso, não adianta reclamar das condições negativas atuais da economia. Nem a Presidente e nem o Ministro da Fazenda irão bater à porta da empresa para entregar a solução. É preciso trabalhar com capacitação para usufruir dos benefícios possíveis que o mercado globalizado oferece. Afinal de contas, mesmo que pareçam negativas no primeiro momento, as crises com certeza são grandes produtoras de oportunidades.

Para ouvir o comentário, acesse o link: http://www.difusora910.com.br/player-podcast/podcasts/T3BpbmnjbyAtIE1hcmNlbG8gUmF1cHA=/54e2dbb8090d3d0d223955b37695169f.mp3

Por ora era isso! Na Zdrowie!

Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br

 

O autor

Marcelo Raupp

Marcelo Raupp

Negócios na Ásia

Sócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.

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