A Desconfiança do Presidente da Mercedes-Benz
Mesmo com lampejos de otimismos pontuais no mercado financeiro, ainda vemos uma certa desconfiança dos investidores com relação ao Brasil. Em entrevista à Folha de São Paulo, o alemão Phillipp Shiemer, presidente da Mercedes-Benz no país, trouxe uma realidade que abala o conceito do risco Brasil e põe em cheque as ações do governo atual. Entre outras coisas, ele diz que esta é a pior crise dos últimos 20 anos e que esta intensidade é exclusiva do Brasil, criticando àqueles que dizem que o momento difícil vivido aqui é reflexo de uma possível crise mundial.
É fácil imaginar a frustração dele quando vemos as vendas de caminhão caindo 44% de janeiro a maio. A falta de consumo no mercado brasileiro leva a uma capacidade produtiva ociosa e, consequentemente, a demissões em massa e perda de lucratividade.
Segundo ele, a Alemanha vê o país com desconfiança, já que eles não percebem no atual governo um entendimento da crise e um reconhecimento dos próprios erros, o que minimiza as expectativas de melhorias. Com o volume caindo, o preço estável e os custos aumentando, o alemão afirma que a saída para a situação atual é muito difícil.
Filtrando o chororô em excesso do alemão, podemos tirar algumas lições importantes. Enquanto o governo não assimilar que o problema é interno, todo o trabalho externo de divulgação do país será em vão. É a mesma coisa que ficar vendendo caviar na rua, mas continuar produzindo pirão aguado em casa. Em algum momento, se não houver o reconhecimento das necessidades internas e o aprimoramento de cada etapa do processo, o problema vai ficar evidente e o pirão aguado será entregue no lugar do caviar apenas uma vez, já que ninguém mais vai querer correr o risco.
Para ouvir o comentário acesse o link: http://www.difusora910.com.br/player-podcast/podcasts/T3BpbmnjbyAtIE1hcmNlbG8gUmF1cHA=/bf7f05306ce560f1616bf5bd88a03024.mp3
A entrevista completa do presidente da Mercedes-Benz no Brasil está disponível no link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/06/1646000-quem-vai-arriscar-investir-no-brasil-diz-presidente-da-mercedes-no-pais.shtml
Por ora era isso! Na Zdrowie!
Marcelo Raupp
marcelo.raupp@unq.com.br
O autor
Marcelo Raupp
Negócios na ÁsiaSócio-diretor da UNQ Import Export. Administrador de empresas formado pela ESAG-UDESC e MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais (FGV, Brasil). Especialista em International Business (Holmes Institute, Austrália). Experiência de mais de 15 anos na área de comércio exterior. Amplo conhecimento dos potenciais da indústria chinesa e da cultura do país asiático, com mais de dez visitas de longos períodos à Asia para a realização de negócios internacionais nos mais diversos setores. Consultor empresarial em negócios internacionais desde 2009 e grande incentivador das oportunidades internacionais no país.
Gostaria de expressar meu muito obrigado para o autor desse artigo, tive a felicidade de encontrar esse site navegando na internet obrigado! Att Luiz Carlos Casante